YOUNG PEOPLE IN PSYCHOSOCIAL VULNERABILITIES: THE GROUP AS DEVICE OF PSYCHOLOGY SUPPORT AND POLITICAL SUBJECTIVATION

  • Marcela Andrade Gomes UFSC-Depto. Psicologia
  • Kátia Maheirie Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.
  • Bruna Corrêa Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC
Keywords: Youngers;, vulnerability;, groups.

Abstract

This article aimed to report an experience developed at a Service of Coexistence and Strengthening of Bonds (SCSB) with young people from outskirts of the city of Florianópolis (SC) problematizing the possibilities and challenges of the use of the group as a psychosocial intervention device. This service, linked to the Basic Social Protection of the National Social Assistance Policy, aims to prevent situations of risks and vulnerabilities, as well as strengthen family and community bonds. Through group intervention, we sought, along with these young people, to create a space of psychic and political elaboration on themes that are significant for their lives and for the current society. We believe that the workshops allowed the construction of a collective space that served as support for the ethical-political suffering of these young people, and also served as a catalyst for the processes of political subjectification fighting the social inequities that permeate the daily lives of these young people. In this work, we brought reflections about the potential that the group device can trigger in the constitution of the subject, understanding it as a useful tool for psychosocial intervention of listening, support, community strengthening and political protagonism.

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Author Biographies

Marcela Andrade Gomes, UFSC-Depto. Psicologia
Psicóloga, psicanalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou mestrado e doutorado em psicologia social no Programa de Pós-Graduação dessa mesma universidade. É professora Ajunta I desta mesma instituição onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: violência; Estado; SUAS; Medidas Socioeducativas; contextos de vulnerabilidades sociais; política; territórios; grupos e coletivos. Coordena a linha de pesquisa "Psicanálise, Políticas Públicas e Direitos Humanos" a qual está inserida no NUPRA (Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política), vinculado ao Departamento de Psicologia.
Kátia Maheirie, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.
Kátia Maheirie é graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). É pesquisadora do CNPq, atuando no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados a estética e política em diferentes contextos sociais. Foi editora da Revista Psicologia & Sociedade de 2008 a 2011, e é editora geral da Revista de Ciências Humanas (UFSC) desde 2013. Foi membro da Comissão Qualis Periódicos da CAPES 2015-2017. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (2018-2020). Suas investigações são na área de Psicologia Social, com ênfase em estética, música, política, movimentos sociais, ações coletivas e políticas de assistência social. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processos de criação, estética, música, política, oficinas estéticas, identidade coletiva; movimentos sociais; e CRAS.
Bruna Corrêa, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC
Faz mestrado na área "Psicologia Social e Cultura" e linha "Estética, processos de criação e política" na UFSC (2018-2020). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade CESUSC (2016). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Psicologia Social, desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência em Assistência Social, juventude, intervenção psicossocial, experiências coletivas, acolhimento grupal e violência. Foi colaboradora em um projeto de pesquisa coordenado pela professora Katia Maheirie (UFSC) intitulado "Experiências Coletivas em Centros de Referência em Assistência Social" de 2016 à 2018. Em 2016 e 2017 também participou como colaboradora do projeto de extensão do curso "Como lidar com os efeitos psicossociais da violência?" vinculado ao CERP-SC. Também participa desde 2016 do Núcleo Floripa da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).

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Published
2021-12-13
How to Cite
Gomes, M. A., Maheirie, K., & Corrêa, B. (2021). YOUNG PEOPLE IN PSYCHOSOCIAL VULNERABILITIES: THE GROUP AS DEVICE OF PSYCHOLOGY SUPPORT AND POLITICAL SUBJECTIVATION. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.47375
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