JÓVENES EN VULNERABILIDADES PSICOSOCIALES: GRUPO COMO UN SITIO DE RECEPCIÓN E SUBJETIVACIÓN POLÍTICA

  • Marcela Andrade Gomes UFSC-Depto. Psicologia
  • Kátia Maheirie Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.
  • Bruna Corrêa Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC
Palabras clave: Jóvenes;, vulnerabilidad;, grupos.

Resumen

Este artículo tiene por objeto relatar una experiencia realizada en un Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos (SCFV) junto a jóvenes de periferias de la ciudad de Florianópolis (SC), de modo a problematizar las posibilidades y desafíos del uso del dispositivo grupal como instrumento intervención psicosocial. Este servicio, vinculado a la Protección Social Básica de la Política Nacional de Asistencia Social (PNAS), tiene como objetivo prevenir las situaciones de riesgos y vulnerabilidades, así como fortalecer los lazos familiares y comunitarios. Por medio de la intervención grupal, buscamos, junto con estos jóvenes, crear un espacio de elaboración psíquica y política sobre temas significativos para sus vidas y para la actual sociedad. Apostamos en la idea de que los encuentros propiciaron la construcción de un espacio colectivo que sirviera de acogida al sufrimiento ético-político de estos jóvenes, subsidiando un ahogo a los dolores de la vida y, también, sirviendo de catalizador a los procesos de subjetivación política frente a las iniquidades sociales que atraviesan sistemáticamente el cotidiano de estos jóvenes. En este trabajo, traemos reflexiones en torno a las potencialidades que el dispositivo grupal puede desencadenar en la constitución del sujeto, comprendiéndolo como una útil herramienta de intervención psicosocial de escucha, acogida, fortalecimiento comunitario y protagonismo político.

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Biografía del autor/a

Marcela Andrade Gomes, UFSC-Depto. Psicologia
Psicóloga, psicanalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou mestrado e doutorado em psicologia social no Programa de Pós-Graduação dessa mesma universidade. É professora Ajunta I desta mesma instituição onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: violência; Estado; SUAS; Medidas Socioeducativas; contextos de vulnerabilidades sociais; política; territórios; grupos e coletivos. Coordena a linha de pesquisa "Psicanálise, Políticas Públicas e Direitos Humanos" a qual está inserida no NUPRA (Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política), vinculado ao Departamento de Psicologia.
Kátia Maheirie, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.
Kátia Maheirie é graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). É pesquisadora do CNPq, atuando no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados a estética e política em diferentes contextos sociais. Foi editora da Revista Psicologia & Sociedade de 2008 a 2011, e é editora geral da Revista de Ciências Humanas (UFSC) desde 2013. Foi membro da Comissão Qualis Periódicos da CAPES 2015-2017. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (2018-2020). Suas investigações são na área de Psicologia Social, com ênfase em estética, música, política, movimentos sociais, ações coletivas e políticas de assistência social. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processos de criação, estética, música, política, oficinas estéticas, identidade coletiva; movimentos sociais; e CRAS.
Bruna Corrêa, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC
Faz mestrado na área "Psicologia Social e Cultura" e linha "Estética, processos de criação e política" na UFSC (2018-2020). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade CESUSC (2016). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Psicologia Social, desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centros de Referência em Assistência Social, juventude, intervenção psicossocial, experiências coletivas, acolhimento grupal e violência. Foi colaboradora em um projeto de pesquisa coordenado pela professora Katia Maheirie (UFSC) intitulado "Experiências Coletivas em Centros de Referência em Assistência Social" de 2016 à 2018. Em 2016 e 2017 também participou como colaboradora do projeto de extensão do curso "Como lidar com os efeitos psicossociais da violência?" vinculado ao CERP-SC. Também participa desde 2016 do Núcleo Floripa da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).

Citas

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Publicado
2021-12-13
Cómo citar
Gomes, M. A., Maheirie, K., & Corrêa, B. (2021). JÓVENES EN VULNERABILIDADES PSICOSOCIALES: GRUPO COMO UN SITIO DE RECEPCIÓN E SUBJETIVACIÓN POLÍTICA. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.47375
Sección
Relato de experiencia profesional

 

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