MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO

  • Priscila Benitez Doutora em Psicologia pela UFSCar, Professora temporária no Departamento de Psicologia da UFSCar, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Presidente da Associação Sem Fins Lucrativos - Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD)
  • Máyra Gomes Doutoranda em Psicologia (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE); bolsista CAPES
  • Ricardo Bondioli Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Domeniconi Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Depto Psi/PPGPsi – UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Abstract

Compreender a forma como tem ocorrido a implementação das normas sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA) pode auxiliar na caracterização de estratégias bem sucedidas, que possam servir como modelos para outras escolas, educadores ou famílias. O objetivo do estudo foi mapear as estratégias de inclusão escolar, utilizadas com dez estudantes (05 com DI e 05 com TEA), a partir da caracterização desses participantes, dos relatos de seus pais e das descrições sistemáticas das atividades realizadas por cada estudante durante a sua presença no espaço escolar. Foram aplicados testes, entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Os resultados indicam a participação do professor de educação especial, a partir do ensino fundamental, e o uso limitado do atendimento educacional especializado (AEE). Discutem-se a intensificação desse atendimento e a necessidade de inserção do educador especial na educação infantil, preparando o estudante para as demandas do ensino fundamental.

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Biografie autore

Priscila Benitez, Doutora em Psicologia pela UFSCar, Professora temporária no Departamento de Psicologia da UFSCar, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Presidente da Associação Sem Fins Lucrativos - Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD)
Doutora em Psicologia pela UFSCar
Máyra Gomes, Doutoranda em Psicologia (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE); bolsista CAPES
Doutoranda em Psicologia (PPGPsi-UFSCar)
Ricardo Bondioli, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos
Camila Domeniconi, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Depto Psi/PPGPsi – UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).
Doutora em Educação Especial - UFSCar

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Pubblicato
2017-03-28
Come citare
Benitez, P., Gomes, M., Bondioli, R., & Domeniconi, C. (2017). MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO. Psicologia Em Estudo, 22(1), 81-93. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.34674
Sezione
Artigos originais

 

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