VULNERABILIDADES ACERCA DO CUIDADO NA PERSPECTIVA DE MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA

  • Pollyana Ludmilla Batista Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Francisca Marina Freire Furtado Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Ana Alayde Werba Saldanha Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Abstract

O objetivo geral deste estudo foi compreender elementos de vulnerabilidades envolvidas no cuidado de crianças com microcefalia, a partir da perspectiva das mães. Tratou-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados fez-se uso de questionário sociodemográfico e entrevista baseada no Método de Cenas. A análise das entrevistas foi realizada por meio da técnica de análise categorial temática. Participaram 13 mães com média de idade de 25 anos, variando entre 16 e 37 anos. Observou-se, nas falas das participantes, elementos de vulnerabilidades, relacionadas às dúvidas e tensões acerca do descobrimento da malformação congênita no filho, sobretudo, diante do despreparo da equipe de saúde no momento do diagnóstico; bem como em relação à falta de confirmação acerca das causas da microcefalia. Além disso, foram observadas deficiências relacionadas ao apoio social como família e/ou companheiro, exigindo destas mulheres uma dedicação exclusiva no cuidado dos filhos, principalmente diante de uma rotina diária de cuidados. Conclui-se apontando para a relevância deste estudo, uma vez que ao se referir a uma epidemia recente, tais dados podem servir de auxílio para a prática de profissionais de saúde, além de poder contribuir para a construção, atualização e efetivação de políticas públicas direcionadas para as crianças com microcefalia e, consequentemente, suas famílias.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Pollyana Ludmilla Batista Pimentel, Universidade Federal da Paraíba
Psicóloga e Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB
Francisca Marina Freire Furtado, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
Possui Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2003) e Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2005) . É Mestra (2010) e Doutora (2016) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB, com período sanduíche no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/IUL em Lisboa/Portugal (2014/2015) tendo a CAPES como instituição de fomento. Atualmente é professora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e pesquisadora colaboradora do núcleo de pesquisa Vulnerabilidades e Promoção da Saúde (NPVPS/UFPB). Principal área de atuação: Psicologia e Políticas Públicas, em especial, a Psicologia no SUS; Saúde Mental nos cuidados primários em saúde; Saúde Mental e Gênero; Vulnerabilidades em saúde em contextos rurais.
Ana Alayde Werba Saldanha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Graduação e Formação em Psicologia pelo Instituto Paraibano de Educação (1985), Especialização em Saúde Coletiva (1996), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1998); Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2012) em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba, no Programas de Pós Graduação em Psicologia Social (Mestrado e Doutorado - UFPB), onde desenvolve pesquisas com ênfase na Atenção Primária em Saúde, trabalhando com os seguintes temas: Aids, ações e programas na unidade básica, prevenção e promoção da saúde, saúde do adolescente, vulnerabilidade, gênero, terceira idade. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidades e Promoção da Saúde (UFPB). Atua como pesquisadora do Programa de Atendimento Psicossocial à Aids vinculado a FFCLRP/USP.
Pubblicato
2018-08-06
Come citare
Pimentel, P. L. B., Furtado, F. M. F., & Saldanha, A. A. W. (2018). VULNERABILIDADES ACERCA DO CUIDADO NA PERSPECTIVA DE MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40178
Fascicolo
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus