AS TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS ATRAVÉS DO RORSCHACH: JUAN, UM ADOLESCENTE E NÃO UM DON JUAN!

Résumé

A adolescência é uma fase do desenvolvimento que se caracteriza pela presença de importantes transformações psíquicas que constituem a base dos processos de identidade e de identificação. No contexto social atual, a capacidade de integrar as diferenças culturais é um imperativo do ponto de vista social e emocional, não só para os adolescentes, mas para todos os que com eles se relacionam, sejam pais, professores e técnicos de saúde. Neste artigo, a autora procura realizar uma dupla análise: (1) Apresentar o trabalho psicoterapêutico realizado com Juan, um adolescente de 17 anos, durante o qual é possível observar as mudanças inerentes à construção da sua identidade e dos processos de identificação, inspirando-se num clássico literário espanhol, Don Juan; (2) A utilização do Rorschach, como instrumento de acesso privilegiado ao mundo interior do sujeito, que permite uma compreensão singular das transformações psíquicas presentes no processo de tornar-se adolescente. A utilização do Rorschach desta forma é uma abordagem inovadora para compreender os processos psíquicos envolvidos, melhorando a intervenção na clínica. No caso de Juan, foi possível ver além do seu diagnóstico clínico, lançando novos olhares sobre as suas capacidades psíquicas, favorecendo a construção de uma postura mais adulta, visível no seu desempenho académico, nas relações interpessoais e na dinâmica familiar. Esse trabalho clínico só foi possível graças aos referenciais teóricos que enfatizam os processos de comunicação e de simbolização.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

Bion, W.R. (1962). Theory of Thinking. International Journal of Psychoanalysis, 43, 306-310.
Bion, W.R. (1982). As transformações. As mudanças do aprender para o crescer. Imago: Rio de Janeiro.
Bion, W.R. (1991). Atenção e Interpretação. O acesso científico à intuição em psicanálise e grupos. Rio de Janeiro: Imago Editora.
Bollas, C. (1989). L’objet Transformationnel. Revue Française de Psychanalyse, LIII, 1181-1199.
Braconnier, A. (1985). Ruptures et séparations. Adolescence, 3, 1. 5-19.
Brodie, B. (2020). Object Relations and Intersubjective Theories in the Practice of Psychotherapy. New York: Routledge.
Brown, L. (2011). Intersubjective Processes and the Unconscious. An integration of Freudian, Kleinian and Bionian Perspectives. London: Routledge.
Caper, R. (2009). Building out into the dark. Theory and observation in science and psychoanalysis. London and New York: Routledge.
Cunha, I. (2017). El processo de convertirse en un adolescente: Juan, pero no Don Juan. CeIR – Clínica e Investigación Relacional. Revista Electónica de Psicoterapia, Vol 11, 3 (546-553).
Duarte, I. (2017). O Tornar-se Adolescente Através Do Rorschach. Lisboa: Chiado Editora.
Ferro, A. (2002). The Work of the Negative. International Journal of Psycho-Analysis, 83, (4), 974-982.
Ferro, A. (2009). Mind Works. Technique and Creativity in Psychoanalysis. London: Routledge.
Ferro, A. & Civitarese, G. (2015). The Analytic Field and its Transformations. London: Karnac Books.
Ferro, A. (2015). Torments of the Soul. Psychoanalytic transformation in dreaming and narration. New York: Routledge.
Jeammet, P. (1980). Réalité externe et réalité interne importance et spécificité de leur articulation a l’adolescence. Revue Française de Psychanalyse. 3-4, 481-521.
Laufer, M. (1964). L’idéal du moi et le pseudo-idéal du moi a l’adolescence. Revue Française de Psychanalyse. 3-4, 591-615.
Molina, T. (2017). Don Juan. Madrid: Penguin Clasicos.
Vassalli, G. (2001). The birth of Psychoanalysis from the spirit of Technique: what have we learned? How can we apply it? International Journal of Psycho-Analysis, 82, (1), 323.
Publiée
2023-10-23
Comment citer
Isabel, D. (2023). AS TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS ATRAVÉS DO RORSCHACH: JUAN, UM ADOLESCENTE E NÃO UM DON JUAN! . Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.53703
Rubrique
Relato de Experiência

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus