PERSPECTIVA FEMINISTA DE GÊNERO EN LA PRODUÇÃO EM PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO MORAL (1982-2019)

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Resumen

Se discuten los resultados de una investigación completa que mapeó, en revistas en idioma inglés, la producción de investigación internacional en Psicología del Desarrollo Moral, de 1982 a 2019, que tiene el género como tema. Este mapeo planteó 52 artículos que relacionan género y desarrollo moral como tema de investigación, los cuales fueron analizados en un intento por identificar la presencia y tipo de perspectiva epistémica feminista sobre género. Como abordaje metodológico, se utilizó la técnica de metainvestigación para analizar el contenido de materiales previamente mapeados por la técnica de última generación. El análisis, basado en la clasificación de Sandra Harding de las diferentes posiciones epistémicas feministas, reveló que la producción investigada no ha progresado en relación a las epistêmicos posmodernas, que parecen no existir entre las investigaciones en el campo, que aún está dominado por epistêmicos empiristas y feministas. Desde el punto de vista, aunque la investigación basada en ellos no ha sido tan continuada desde la década de 1990. alude a la insuficiencia, y percepción de la misma, de perspectivas feministas como la de Gilligan. La Psicología del Desarrollo Moral parece resistir las revisiones epistémicas que rompen con sus orígenes epistemológicos, como destacan algunos autores y como el artículo aporta datos que dan fe de esta inferencia.

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Biografía del autor/a

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Pedagogo (2018) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (07 meses). Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e atualmente é bolsista de Mestrado da FAPESP (previsão de 16 meses). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; e PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui vários trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, capítulos de livro publicados em coletâneas, artigos publicados em periódicos qualificados, com destaque para "Educação em direitos humanos e desenvolvimento moral na formação docente: a influência da religiosidade em tempos de 'ideologia de gênero'" (Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2017), e é organizador da coletânea "Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação" (Editora UNESP: Cultura Acadêmica/Oficina Universitária, 2020).

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Professor Associado da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Assis, atuando na graduação em Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus de Marília). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UNESP-Assis, Doutor em Educação pela UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP-Assis. Realizou estágio pós-doutoral e visitas técnicas na Universitat de Barcelona (2013-2016), Universidad Complutense de Madrid (2017) e na Universitat Autonoma de Barcelona (2018). Foi professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2019) e na Universidad Alberto Hurtado (2019). Chefe do Departamento de Psicologia Social, Evolutiva e Escolar (atualmente Psicologia Social) (2012-2016) e também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP-Assis (2016-2021). Foi gestor do Programa Educando para a Diversidade/Convênio Santander junto à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP (2017-2020) e atualmente esta à frente da Coordenadoria de Educação para Diversidade e Equidade junto ao Gabinete da Vice-reitoria. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (GT Psicologia, Políticas e Sexualidades) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED (GT 23 - Gênero e Sexualidade). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia, Cultura e Coletivos Queer - PsiCUQueer e do LIESS - Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades. Tem como campo de estudos as políticas e os processos de subjetivação de gêneros e sexualidades nas práticas e saberes de/sobre infâncias, adolescências e juventudes a partir dos estudos feministas, pós-estruturalistas e decoloniais.

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Publicado
2025-12-16
Cómo citar
Silva, M. E. F. da, & Souza, L. L. de. (2025). PERSPECTIVA FEMINISTA DE GÊNERO EN LA PRODUÇÃO EM PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO MORAL (1982-2019). Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.60450
Sección
Artigos originais

 

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