Filhos/as de Casais do Mesmo Sexo: Sentidos Atribuídos à Noção de Família

  • Gilclécia Oliveira Lourenço Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas Universidade Católica de Pernambuco

Résumé

As relações afetivo/sexuais entre pessoas do mesmo sexo ainda são atravessadas por preconceitos e o não reconhecimento de direitos, sobretudo no que concerne à formação de uma família. No presente trabalho, investigou-se como crianças e adolescentes, que vivem em famílias, cujo casal parental é constituído por pessoas do mesmo sexo, atribuem sentido a suas famílias. Participaram da pesquisa quatro crianças e um adolescente, com idades entre quatro e 14 anos. Para a construção dos dados, utilizou-se um álbum de fotografias como estímulo para a narrativa de estórias, por parte dos participantes. Os dados produzidos foram submetidos à analítica discursiva em uma perspectiva foucaultiana. Os resultados mostram que, para os/as participantes, o sentido de família é demarcado pelos laços afetivos que são estabelecidos entre seus membros, não pela descendência biológica, nem pela orientação sexual do casal parental. Considera-se que, apesar de o discurso das crianças e adolescente ser atravessado pela heteronormatividade, elas/ele não são passivas/o aos referenciais que lhes são impostos, posicionando-se como sujeitos ativos no próprio processo de subjetivação.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Gilclécia Oliveira Lourenço, Universidade Católica de Pernambuco
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.
Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas, Universidade Católica de Pernambuco
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Universidade Católica de Pernambuco.

Références

Almeida, M. R. (2012). Os processos subjetivos no acolhimento e na adoção de crianças por casal homoafetivo: um estudo de caso. Tese de doutorado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Amazonas, M. C., Lima, A. O., Siqueira, D. F. & Arruda, G. (2008). Representação de família e material didático. Revista Interamericana de Psicologia, 42(2), 236-246.

Amazonas, M. C., Vieira, L., Leite, M. & Lima, R. D. M (no prelo) Representação de Professores sobre as Famílias onde o Casal Parental é do mesmo Sexo. Temas em Psicologia, 23(3), 763-775

Arán, M. & Peixoto, C. A., Jr. (2007). Subversões do desejo: sobre gênero e subjetividade em Judith Butler. Cadernos Pagu (28), 129-147.

Butler, J. (2001). Corpos que pesam: Sobre os limites discursivos do “sexo.” In G. L. Louro (Org.) O corpo educado: Pedagogias da sexualidade (pp.153-172). Belo Horizonte: Autêntica.

Butler, J. (2003). O parentesco é sempre tido como heterossexual? Cadernos Pagu (21), 219-260.

Deleuze, G. (1986). Nietzsche y la filosofía. Barcelona: Anagrama (Original publicado em 1962).

Dias, M. B. (2011). Manual de direito das famílias. Porto Alegre: Livraria do Advogado.

Fairclough, N. (2008). Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília.

Ferreira-Neto, J. (2011). Psicologia, políticas públicas e SUS. São Paulo: Escuta.

Fischer, R. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, 114, 197-223. Recuperado em 13 de fevereiro de 2013, de http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf

Foucault, M. (2007). A História da sexualidade: A vontade de saber. (M. T. C. Albuquerque & J. A. G. Albuquerque, Trads.). São Paulo: Graal. (Original publicado em 1976).

Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber. (L. F. Baeta, Trad.) Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Original publicado em 1969).

Golombok, S., Perry, B., Burston, A., Marray, C., Mooney-Somers, J. & Stevens, M. (2003). Children with lesbian parents: a community study. American PsychologicalAssociation, 39(1), 20-33. Recuperado em 13 de fevereiro de 2013, de http://psycnet.apa.org/journals/dev/39/1/20.pdf

Guerra, A. R. D. T. (2013). Conjugalidade, parentalidade, regulação da cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays e transgêneros no Brasil. Cenário, 1(1), 122-136. Recuperado em 02 de junho de 2015, de http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/9905/7252

Jeronymo, C. (2005). Análise do discurso: As marcas do sujeito. Conteúdo: Núcleo de Produção Científica e Cultural da CNEC Capivari, São Paulo, 1(1), 135-142.

Lima, R. D. M. (2015). A experiência de viver com HIV/Aids, relações afetivo-sexuais e adesão ao tratamento. Tese de doutorado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Universidade Católica de Pernambuco, Recife.

Machado, R. (2006). Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Martinez, A. L. M. (2013). Famílias homoparentais: tão diferentes assim? Psicologia em Revista, 19(3), 371-388. Recuperado em 02 de junho de 2015, de http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/viewFile/P.1678-9563.2013v19n3p371/6210

Mello, L. (2005). Outras famílias: a construção social da conjugalidade homossexual no Brasil. Cadernos Pagu, (24), 197-225. Recuperado em 18 de março de 2012, de http://www.scielo.br/pdf/cpa/n24/n24a10.pdf

Melo, L. (2008). Parentalidade e conjugalidade: a experiência de mulheres que tiveram um filho vítima de incesto. Dissertação de mestrado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Universidade Católica de Pernambuco, Recife.

Nardi, H. C. & Quartiero, E. (2012). Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedad: Revista Latinoamericana, 11, 59-87.

Publiée
2015-12-01
Comment citer
Lourenço, G. O., & Amazonas, M. C. L. de A. (2015). Filhos/as de Casais do Mesmo Sexo: Sentidos Atribuídos à Noção de Família. Psicologia Em Estudo, 20(2), 261-271. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i2.25278
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus