Filhos/as de Casais do Mesmo Sexo: Sentidos Atribuídos à Noção de Família

  • Gilclécia Oliveira Lourenço Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas Universidade Católica de Pernambuco

Abstract

As relações afetivo/sexuais entre pessoas do mesmo sexo ainda são atravessadas por preconceitos e o não reconhecimento de direitos, sobretudo no que concerne à formação de uma família. No presente trabalho, investigou-se como crianças e adolescentes, que vivem em famílias, cujo casal parental é constituído por pessoas do mesmo sexo, atribuem sentido a suas famílias. Participaram da pesquisa quatro crianças e um adolescente, com idades entre quatro e 14 anos. Para a construção dos dados, utilizou-se um álbum de fotografias como estímulo para a narrativa de estórias, por parte dos participantes. Os dados produzidos foram submetidos à analítica discursiva em uma perspectiva foucaultiana. Os resultados mostram que, para os/as participantes, o sentido de família é demarcado pelos laços afetivos que são estabelecidos entre seus membros, não pela descendência biológica, nem pela orientação sexual do casal parental. Considera-se que, apesar de o discurso das crianças e adolescente ser atravessado pela heteronormatividade, elas/ele não são passivas/o aos referenciais que lhes são impostos, posicionando-se como sujeitos ativos no próprio processo de subjetivação.

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Biografie autore

Gilclécia Oliveira Lourenço, Universidade Católica de Pernambuco
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.
Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas, Universidade Católica de Pernambuco
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Universidade Católica de Pernambuco.

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Pubblicato
2015-12-01
Come citare
Lourenço, G. O., & Amazonas, M. C. L. de A. (2015). Filhos/as de Casais do Mesmo Sexo: Sentidos Atribuídos à Noção de Família. Psicologia Em Estudo, 20(2), 261-271. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i2.25278
Sezione
Artigos originais

 

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