PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: A ATENÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Résumé
Este artigo discute como as práticas pedagógicas vêm se configurando sob o impacto das transformações suscitadas pelos meios de comunicação e informação atuais. A título de ilustração, recorre-se à análise de duas experiências educacionais: a classe inversée e a videoaula, proposta por Salman Khan. As propostas pedagógicas que se apresentam como inovadoras são compreendidas como expressão de uma intrincada rede que envolve a instituição escolar, o mundo contemporâneo e os processos de produção de subjetividades. Apoiados em trabalhos da área da psicologia cognitiva, e também nos campos da comunicação e da educação, aborda-se, especificamente, a questão dos regimes de atenção. Ao compreender-se a escola como instituição social, forjada pelas transformações atuais, mas também atuante nesse processo, identifica-se a importância de se colocar em análise as experiências pedagógicas que se apresentam como inovadoras, levando-se em conta o possível risco de padronização da subjetividade, como também seu desejável potencial criativo.
Téléchargements
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.







