PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

  • ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA Universidade Estadual de Campinas/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos da prática pedagógica alfabetizadora com base nas contribuições sobre a periodização do desenvolvimento e a construção social da escrita a partir de autores da psicologia histórico-cultural, bem como assinalar sua relação com a base teórico-pedagógica histórico-crítica. Entendemos que a alfabetização desponta como processo fundamental para que os indivíduos participem de forma efetiva da sociedade, podendo atuar em suas transformações e que a realização da atividade pedagógica alfabetizadora depende de um projeto sistematizado, intencional e que vise o máximo desenvolvimento dos seres humanos. Nesse sentido, a educação se coloca como processo revolucionário que contribui na transformação também revolucionária da sociedade. Logo, o papel da educação e, mais especificamente, o papel de uma educação revolucionária, passa pela socialização dos bens materiais e imateriais a todos os indivíduos, como enfatizam a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, que deve ser traduzida para a prática educativa emancipadora dos seres humanos.

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Bibliographies de l'auteur

ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA, Universidade Estadual de Campinas/Universidade Federal do Espírito Santo
Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES), do grupo de pesquisa "Estudos Marxistas em Educação" e líder do grupo de pesquisa "Pedagogia histórico-crítica e educação escolar".
Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas
Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

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Publiée
2017-03-28
Comment citer
MARSIGLIA, A. C. G., & Saviani, D. (2017). PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Psicologia Em Estudo, 22(1), 3-13. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815
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