AS SIGNIFICAÇÕES ACERCA DA IMAGEM CORPORAL POR CRIANÇAS AMPUTADAS

Résumé

A imagem corporal é importante na consciência de si, relacionando-se com a experiência existencial de cada um, podendo ser alterada por fatores como a amputação. Assim, as narrativas permitem organizar esta experiência, atribuindo-lhe um significado. O objetivo deste estudo foi investigar as significações construídas por crianças amputadas acerca de sua imagem corporal. Para tanto, foram realizados quatro momentos, gravados e transcritos, com três crianças com amputações adquiridas e uma congênita. As narrativas que remetiam à imagem corporal foram submetidas à análise da enunciação. Nos resultados, o olhar do outro foi a principal forma de preconceito, elegendo-se como uma das dificuldades impostas pela amputação. Porém, crianças com amputação adquirida e congênita diferenciaram-se quanto à significação da prótese e à possível aceitação/negação da amputação. Esses resultados demonstram que a significação sobre a imagem corporal é construída de forma singular e estar sensível a estas particularidades pode auxiliar o profissional em sua prática.

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Maria Natalia Santos Calheiros, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2009).Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE. Atualmente é docente da Universidade Federal da Paraíba e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (Nepvias) da UFPE.
Luciane De Conti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 Bacharelado e Licenciatura em Psicologia (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche na Université de Nantes, França. Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e da Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise com ênfase em narratividade, processos de subjetivação, sofrimento psíquico e dispositivos clínicos em situações de vulnerabilidade social. As pesquisas realizadas apresentam interface com as áreas de Assistência Social, Saúde Mental e Educação.

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Publiée
2017-12-19
Comment citer
Calheiros, M. N. S., & De Conti, L. (2017). AS SIGNIFICAÇÕES ACERCA DA IMAGEM CORPORAL POR CRIANÇAS AMPUTADAS. Psicologia Em Estudo, 22(4), 635-645. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.34240
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