NADANDO CONTRA A CORRENTE: A VIVÊNCIA CONJUGAL DE HOMENS GAYS E A HETERONORMATIVIDADE

  • Carolina de Campos Borges Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andrea Seixas Magalhães Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro
  • Terezinha Féres-Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Résumé

Este artigo deriva de uma pesquisa qualitativa realizada com homens que vivem uma relação conjugal com parceiros do mesmo sexo, cujo objetivo foi compreender os efeitos da naturalização de padrões heteronormativos nas vivências conjugais homoafetivas. Para este trabalho, foram selecionadas partes dos resultados das análises de discursos de nove entrevistados – homens homossexuais, com idades entre 25 e 47 anos, pertencentes ao segmento socioeconômico médio, moradores de Goiânia (GO), que coabitam com seus parceiros. Foram discutidos os resultados referentes a duas categorias que emergiram no processo de análise das entrevistas: suas visões de família e casamento; e suas experiências cotidianas a respeito de sua conjugalidade. Os resultados indicaram que esses sujeitos têm visões de família e casamento fortemente influenciadas pela valorização do afeto e do respeito à singularidade dos indivíduos. Em seus cotidianos, eles criam uma divisão de tarefas domésticas singular, a qual não segue critérios de distinção de gênero socialmente estabelecidos. Apesar de se sentirem livres da influência de normas sexistas em seus espaços de vida íntima, os participantes sofrem os efeitos da heteronormatividade social nas esferas públicas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Carolina de Campos Borges, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Andrea Seixas Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro
Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.
Terezinha Féres-Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Professora Titular do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.
Publiée
2017-12-19
Comment citer
de Campos Borges, C., Seixas Magalhães, A., & Féres-Carneiro, T. (2017). NADANDO CONTRA A CORRENTE: A VIVÊNCIA CONJUGAL DE HOMENS GAYS E A HETERONORMATIVIDADE. Psicologia Em Estudo, 22(4), 597-608. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.34729
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus