FORMAÇÃO DE GESTORAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões Universidade Federal de Lavras - MG
  • Flávia Asbahr Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru/SP

Résumé

Relata-se neste estudo a experiência de formação de gestoras escolares pautada nos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. A intervenção ocorreu como uma das ações do Projeto Educação Sem Fronteiras (PESF) – parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o departamento de psicologia de uma universidade estadual paulista no atendimento às escolas da rede que apresentam baixos índices de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Realizaram-se reuniões mensais de estudo com as gestoras das seis escolas participantes e com representantes do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. As temáticas dos encontros foram estabelecidas a partir da demanda do grupo, o qual elegeu como objetivos dos estudos: 1. compreender a produção de motivos e interesses para a aprendizagem dos/as alunos/as e 2. compreender como se forma e se desenvolve a atividade de estudo como atividade principal na idade escolar. Adotou-se como estratégia de articulação teórico-prática a proposição de tarefas de estudo sobre os temas discutidos em cada encontro, tendo como referência o conceito de tarefa de estudo de Davydov e Markova (1987). Os resultados apontam que a aplicação dos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural às demandas concretas de organização do ensino no cotidiano escolar possibilita a superação da tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação docente e promove a construção de novas diretrizes para o fazer pedagógico.

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Bibliographies de l'auteur

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Universidade Federal de Lavras - MG
Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e é doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. É professora Adjunto A, classe A, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, alfabetização e desenvolvimento psíquico, formação continuada de professores (as) e acompanhamento de dificuldades de aprendizagem. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE - e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. 
Flávia Asbahr, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru/SP
Professora assistente do departamento de Psicologia, da Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru. É Doutora em Psicologia pelo programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico cultural, teoria da atividade, atividade pedagógica, projeto político pedagógico, formação de professores e relação sentido e significado na constituição da consciência humana. É membro do GEPAPE (Grupo de estudos e pesquisas sobre a atividade pedagógica - FEUSP) e do LIEPPE (Laboratório Interinstitucional de estudos e pesquisas em Psicologia escolar - IPUSP). 

Références

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Publiée
2017-12-19
Comment citer
Bulhões, L. F. S. S., & Asbahr, F. (2017). FORMAÇÃO DE GESTORAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Em Estudo, 22(4), 647-653. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.35065
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