“PAPAI NÃO TEM LEITE!” CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOLDING PATERNO NA DEPENDÊNCIA ABSOLUTA

  • Carine Valéria Mendes dos Santos Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Andrés Eduardo Aguirre Antúnez Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Résumé

Considerando a emergência de uma postura paterna afetivamente implicada nos cuidados diários demandados no período da dependência absoluta, este artigo tem o objetivo de analisar a possibilidade de constituição do holding paterno nos cuidados diretos oferecidos ao bebê. Dessa forma, apresenta-se um estudo de caso construído a partir das observações das interações de uma díade pai-bebê, realizadas no primeiro trimestre de idade da criança, e de duas entrevistas (pré e pós-nascimento) realizadas com o pai. Empreendeu-se uma análise de conteúdo do material que fomentou uma discussão psicanalítica e psicossocial sobre a possibilidade de constituição do holding paterno capaz de introduzir, na subjetividade do bebê, elementos de diversidade: sensoriais e perceptivos; psicoafetivos; e espaço-temporais. As elaborações apontam a possibilidade de ampliação de aspectos constitutivos do holding a partir da inserção dos cuidados diretos oferecidos ao bebê pelo pai; a necessidade de adaptação e flexibilização da teoria winnicottiana frente às dinâmicas relacionais apresentadas nas famílias contemporâneas; e a necessidade de legitimação do pai como um cuidador durante o ciclo gravídico-puerperal.

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Bibliographies de l'auteur

Carine Valéria Mendes dos Santos, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Doutoranda em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Professor Livre Docente e Vice Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

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Publiée
2018-04-29
Comment citer
Santos, C. V. M. dos, & Antúnez, A. E. A. (2018). “PAPAI NÃO TEM LEITE!” CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOLDING PATERNO NA DEPENDÊNCIA ABSOLUTA. Psicologia Em Estudo, 23, 105-116. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40297
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