TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DA VIOLÊNCIA FÍSICA CONTRA A CRIANÇA: UM RELATO DE MÃES
Resumo
A transgeracionalidade da violência representa importante campo de pesquisa para a compreensão e a prevenção da violência física contra a criança, pois constitui importante fator para a manutenção de padrões de abuso na família. Porém, os mecanismos responsáveis por essa transmissão ainda não estão plenamente esclarecidos. Este estudo teve como objetivo investigar a experiência e a percepção de mães com e sem histórico de violência física contra seus filhos quanto às práticas de seus cuidadores na família de origem e suas práticas na família atual. Participaram da pesquisa 12 mães com filhos entre 7 e 12 anos, subdivididas em três grupos, conforme o histórico de violência física, que responderam a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. As participantes dos três grupos apontaram mais diferenças do que semelhanças entre sua família de origem e a atual, sobretudo porque não querem para os filhos o mesmo sofrimento que viveram. Os resultados indicam, também, que a presença de uma figura de apoio e a percepção negativa quanto às próprias experiências da infância podem contribuir para a mudança de práticas adotadas com seus filhos. Por outro lado, as mães que percebem a experiência de violência física como menos grave podem ter mais chances de reproduzir essas práticas. As implicações para programas de intervenção direcionados a famílias com histórico de violência física contra os filhos são discutidas e ressalta-se a necessidade de estimular pesquisas que investiguem os fatores e os mecanismos relacionados ao gênero, visando a melhor compreensão deste fenômeno.
Downloads
Referências
Bérgamo, L. P. D., & Bazon, M. R. (2011). Experiências infantis e risco de abuso físico: mecanismos envolvidos na repetição da violência. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2, 710-719.
Berlin, L. J., Appleyard, K., & Dodge, K. A. (2011). Intergenerational continuity in child maltreatment: Mediating mechanisms and implications for prevention. Child Development, 82, 162-176.
Capaldi, D. M., Pears, K. C., Patterson, G. R., & Owen, L. D. (2003). Continuity of parenting practices across generations in an at-risk sample: A prospective comparison of direct and mediated associations. Journal of Abnormal Child Psychology, 31, 127-142.
Clément, M., & Chamberland, C. (2009). The role of parental stress, mother’s childhood abuse and perceived consequences of violence in predicting attitudes and attribution in favor of corporal punishment. Journal of Child and Family Studies, 18, 163-171.
Conger, R. D., Schofield, T. J., Neppl, T. K., & Merrick, M. T. (2013). Disrupting intergenerational continuity in harsh and abusive parenting: The importance of a nurturing relantionship with a romantic partner. Journal of Adolescent Health, 53, S11-17.
Crouch, J. L., Shelton, R. C., Bardeen, J. R., Hiraoka, R., Milner, J. S., & Skowronski, J. J. (2012). Does attentional control mediate the association between adverse early experiences and child physical abuse risk? Journal of Family Violence, 27, 97-103.
Davis, P. W. (1999). Corporal punishment cessation: Social contexts and parents’ experiences. Journal of Interpersonal Violence, 14, 492-510.
De Antoni, C., & Koller, S. H. (2012). Perfil da violência em famílias com história de abuso físico. In L. F. Habigzang, & S. H. Koller (Eds.), Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática (pp. 43-54). Porto Alegre: Artmed.
Dessen, M. A. (2009). Questionário de caracterização do sistema familiar. In L. Weber, & M. A. Dessen (Eds.), Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados (pp. 106-114). Curitiba: Juruá.
Dottan, R. F., & Harel, G. (2014). Parents’ potential for child abuse: An intergenerational perspective. Journal of Family Violence, 29, 397–40.
Falcke, D., & Wagner, A. (2005). A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade. In A. Wagner (Ed.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 25-46). Porto Alegre: EDPUCRS.
Fuchs, A., Mohler, E., Resch, F., & Kaess, M. (2015). Impact of a maternal history of childhood abuse on the development of mother-infant interaction during the first year of life. Child Abuse and Neglect, 48, 179-189.
Gagné, M., Tourigny, M., Joly, J., & Pouliot-Lapointe, J. (2007). Predictors of adult atitudes toward corporal punishment of children. Journal of Interpersonal Violence, 22, 1284-1304.
Gold, F., Clarke, J., Heim, C., Harvey, P. D., Majer, M., & Nemeroff, C. B. (2014). The effects of child abuse and neglect on cognitive functioning in adulthood. Journal of Psychiatric Research, 46, 500-506.
Jaffee, S. R., Bowes, L., Ouellet-Morin, I., Fisher, H. L., Moffitt, T. E., Merrick, M. T., & Arseneault, L. (2013). Safe, stable, nurturing relationships break the intergenerational cycle of abuse: A prospective nationally representative cohort of children in the United Kingdom. Journal of Adolescent Health, 53, S4-S10.
Kim, B., & Maguire-Jack, K. (2014). Community interaction and child maltreatment. Child Abuse & Neglect, 41, 146-157.
Lafortune, D., & Gilbert, S. (2016). Analyse critique de la littérature sur les enjeux de l’intervention auprès des parents à risque de maltraitance: cibler le facteur générationnel? Pratiques psychologiques, 22, 105-123.
Madalena, M., Carvalho, L. F., & Falcke, D. (2018). Intimate partner violence: The predictive power of experiences in the family of origin and of personality disorder traits. Temas em Psicologia, 26, 93-109. Doi: 10.9788/TP2018.1-04En
Margolin, G., Ramos, M. C., Timmons, A. C., Miller, K. F., & Han, S. C. (2016). Intergenerational transmission of aggression: physiological regulatory processes. Child Development Perspectives, 10, 15-21.
Marin, A. H., Martins, G. F., Freitas, A. P. C. O., Silva, I. M., Lopes, R. C. S., & Piccinini, C. A. (2013). Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: evidências empíricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29, 123-132.
Milner, J. S., Thomsen, C. J., Crouch, J. L., Rabenhorst, M. M., Martens, P. M., Dyslin, C. W., Gulmond, J. M., Stander, V. A., & Merrill, L. L. (2010). Do trauma symptoms mediate the relationship between childhood physical abuse and adult child abuse risk? Child Abuse & Neglect, 34, 332-344.
Reichenheim, M. E., & Moraes, C. L. (2003). Adaptação transcultural do instrumento "Parent-Child Conflict Tactics Scales (CTSPC)" utilizado para identificar a violência contra a criança. Cadernos de Saúde Pública, 19, 109-118.
Rodriguez, C. M., & Price, B. L. (2004). Attributions and discipline history as predictors of child abuse potential and future discipline practices. Child Abuse & Neglect, 28, 845-861.
Romano, E., Bell, T., & Norian, R. (2013). Corporal punishment: Examining attitudes toward the law and factors influencing attitude change. Journal of Family Violence, 28, 265-275.
Romero-Martínez, A., Figueiredo, B., & Moya-Albiol, L. (2014). Childhood history of abuse and child abuse potential: The role of parent’s gender and timing of childhood abuse. Child Abuse & Neglect, 38, 510-516.
Rosa, L. W., Haack, K. R., & Falcke, D. (2015). Rompendo o ciclo de violência na família: concepções de mães que não reproduzem o abuso sofrido na infância com seus filhos. Revista de Psicologia da IMED, 7, 26-36.
Santini, P. M., & Williams, L. C. A. (2016). Parenting programs to prevent corporal punishment: A systematic review. Paidéia (Ribeirão Preto), 26, 121-129.
Straus, M. A., Douglas, E. M., & Medeiros, R. A. (2014). The primordial violence: Spanking children, psychological development, violence and crime. New York: Routledge.
Thornberry, T. P., Henry, K. L., Smith, C. A., Ireland, T. O., Greenman, S. J., & Lee, R. D. (2013). Breaking the cycle of maltreatment: The role of safe, stable, and nurturing relationships. Journal of Adolescent Health, 53, S25-S31.
Young, J. C., & Widom, C. S. (2014). Long-term effects of child abuse and neglect on emotion processing in adulthood. Child Abuse & Neglect, 38, 1369-1381.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.