A ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • ELIETE ZANELATO Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ariquemes.
  • Sônia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Résumé

A adolescência, com base na Teoria Histórico-Cultural, é um período do desenvolvimento humano que está ligado não só a mudanças biológicas, mas também sociais; é um período de superação das estruturas de consciência desenvolvidas desde a infância e incorporação de elementos da vida adulta, principalmente no que tange à capacidade de pensar por conceitos ou desenvolvimento do pensamento teórico. Nesse artigo de cunho teórico lançamos o seguinte problema: como seria uma atividade pedagógica que leva em consideração o adolescente concreto e que possibilite seu desenvolvimento psíquico? Para isso, trazemos dados dos estudos de Vygotski (1996), Leontiev (1978, 2004) e Elkonin (1961) acerca da adolescência e, a partir deles, lançamos indicativos para uma atividade pedagógica destinada a esse público. Defendemos que a Pedagogia Histórico-Crítica é um caminho possível para a atividade pedagógica com adolescentes e sua boa utilização proporciona o acesso à apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, sem desconsiderar que o aluno é um ser concreto.

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Bibliographies de l'auteur

ELIETE ZANELATO, Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ariquemes.
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ariquemes/Departamento de Ciências da Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).
Doutora em Educação com Pós-doutoramento em Psicologia Educacional, Professora titular aposentada e professora pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE).

Références

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Vygotski, L. S. (2000). Obras Escogidas (Tomo III). Madrid: Visor Distribuciones.

Publiée
2021-04-28
Comment citer
ZANELATO, E., & Urt, S. da C. (2021). A ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Em Estudo, 26. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.45690
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