A PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL NOS SIMPÓSIOS DA ANPEPP
Résumé
Este artigo objetiva analisar a produção referente à subárea psicologia do trabalho e organizacional relatada nos Simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), locus privilegiado de discussões sobre a construção presente e os desafios futuros da pesquisa em psicologia no Brasil. Realizou-se a análise dos relatórios dos Grupos de Trabalho inscritos nas 18 edições dos Simpósios da ANPEPP (1988 a 2018); do total de 677 trabalhos, 61 foram analisados por descreverem em suas proposições questões teórico-metodológicas relativas ao universo do trabalho e das organizações. Os resultados indicam que, desde os primeiros simpósios, os Grupos de Trabalho em Psicologia do Trabalho e Organizacional tematizaram discussões sobre a fragilidade da formação para a área, em nível de graduação e pós-graduação, o que se desdobraria na restrita produção de conhecimento e desafios para a inserção profissional. Posteriormente, a questão da interdisciplinaridade e dos fundamentos teórico-metodológicos entraram em foco; mais recentemente, a necessidade da internacionalização da produção científica assumiu o protagonismo das discussões. Como encerramento, são indicadas as limitações que a estratégia metodológica impôs diante da riqueza do material consultado. Novos estudos poderão aprofundar a análise qualitativa da produção referida, revelando características diferenciais dos subcampos.
Téléchargements
Références
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). (2019). Recuperado de: https://www.anpepp.org.br/.
Bastos, A.V.B., & Gondim, S.M.G. (Orgs.) (2010). O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed.
Borges-Andrade, J. E., & Pagotto, C.P. (2010). O estado da arte da pesquisa brasileira em psicologia do trabalho e organizacional. Psicologia: teoria e pesquisa, pp.37-50.
Dejours, C. (2011). Entre o sofrimento e a reapropriação: o sentido do trabalho. In: S. Lancman; L. I. Sznelwar (Orgs.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho (pp. 433-448). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Oliveira, L.P., Silva, F.H.M., & Sticca, M.G. (2018). Revisão sistemática da produção acadêmica em psicologia do trabalho no Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 18(2), pp.354-363. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.13688.
Zanelli, J.C., Borges-Andrade, J.E., Bastos, A.V.B. (Orgs.). (2014). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.
Copyright (c) 2020 Psicologia em Estudo

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.