A PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL NOS SIMPÓSIOS DA ANPEPP

Résumé

Este artigo objetiva analisar a produção referente à subárea psicologia do trabalho e organizacional relatada nos Simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), locus privilegiado de discussões sobre a construção presente e os desafios futuros da pesquisa em psicologia no Brasil. Realizou-se a análise dos relatórios dos Grupos de Trabalho inscritos nas 18 edições dos Simpósios da ANPEPP (1988 a 2018); do total de 677 trabalhos, 61 foram analisados por descreverem em suas proposições questões teórico-metodológicas relativas ao universo do trabalho e das organizações. Os resultados indicam que, desde os primeiros simpósios, os Grupos de Trabalho em Psicologia do Trabalho e Organizacional tematizaram discussões sobre a fragilidade da formação para a área, em nível de graduação e pós-graduação, o que se desdobraria na restrita produção de conhecimento e desafios para a inserção profissional. Posteriormente, a questão da interdisciplinaridade e dos fundamentos teórico-metodológicos entraram em foco; mais recentemente, a necessidade da internacionalização da produção científica assumiu o protagonismo das discussões. Como encerramento, são indicadas as limitações que a estratégia metodológica impôs diante da riqueza do material consultado. Novos estudos poderão aprofundar a análise qualitativa da produção referida, revelando características diferenciais dos subcampos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Eneida Santiago, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Possui graduação em Psicologia pela Unesp - Assis (2000), Mestrado em Psicologia e Sociedade (2005) e Doutorado em Saúde Coletiva (2014) pela Unesp-Assis. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Psicologia Social e Institucional. Tem desenvolvido pesquisas na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde Coletiva, Saúde e Processos de Trabalho e Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade e trabalho, saúde mental e saúde coletiva, análise de políticas públicas, intersetorialidade e atenção em saúde, economia solidária
Maiango Dias, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). Foi Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista - BA. Possui graduação em Psicologia (2002) e mestrado em Psicologia Aplicada (2005), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência como consultor de RH (seleção, treinamento e avaliação de processos) e como docente (ensino, pesquisa e extensão) no curso de Psicologia (Psicologia Organizacional e Avaliação Psicológica) e, em outros cursos, com disciplinas de Psicologia Aplicada. Na gestão acadêmica, tem ampla experiência em Avaliação Institucional, especialmente no tocante a instrumentos, processos e análises de dados. Possui interesse em pesquisa psicológica aplicada a processos e resultados organizacionais.

Références

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). (2019). Recuperado de: https://www.anpepp.org.br/.

Bastos, A.V.B., & Gondim, S.M.G. (Orgs.) (2010). O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

Borges-Andrade, J. E., & Pagotto, C.P. (2010). O estado da arte da pesquisa brasileira em psicologia do trabalho e organizacional. Psicologia: teoria e pesquisa, pp.37-50.

Dejours, C. (2011). Entre o sofrimento e a reapropriação: o sentido do trabalho. In: S. Lancman; L. I. Sznelwar (Orgs.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho (pp. 433-448). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Oliveira, L.P., Silva, F.H.M., & Sticca, M.G. (2018). Revisão sistemática da produção acadêmica em psicologia do trabalho no Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 18(2), pp.354-363. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.13688.

Zanelli, J.C., Borges-Andrade, J.E., Bastos, A.V.B. (Orgs.). (2014). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

Publiée
2020-09-16
Comment citer
Santiago, E., & Dias, M. (2020). A PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL NOS SIMPÓSIOS DA ANPEPP. Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.48431
Rubrique
Dossiê

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus