“NEM SEMPRE FUNCIONA, MAS AJUDA”: PERCEPÇÕES PARENTAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO DO BEBÊ ÀS TELAS

  • Débora Becker UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS- UNISINOS
  • Tagma Marina Schneider Donelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS
Palavras-chave: Bebês;, exposição às telas;, parentalidade.

Resumo

Frente ao número crescente de crianças menores de dois anos expostas às telas, preocupações com o desenvolvimento dos bebês têm emergido e sido foco de discussões acadêmicas e clínicas. Para buscar compreender as razões que levam os pais a disponibilizarem as mídias digitais aos bebês, entrevistas foram conduzidas com mães e pais de crianças com idades entre dez e 17 meses, domiciliados na região metropolitana de Porto Alegre, Brasil. Apesar das orientações das sociedades de pediatria, verifica-se discrepância entre a divulgação deste conteúdo e o acesso a ele. Os pais, por desconhecimento e também por necessidade, disponibilizam diferentes mídias ao bebê, que é percebida em diversas situações como positiva e facilitadora nos cuidados com a criança; os pais alegam que o acesso precoce pelo bebê é importante para aprimorar a destreza cognitiva e capaz de gerar interação familiar. Por outro lado, apresentam preocupações diante do uso de telas em detrimento de outras formas de brincar. Evidencia-se que os pais precisam de orientações e suporte, assim como os profissionais devem considerar as necessidades das famílias ao elaborar diretrizes a fim de orientá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Academy of Pediatrics. Council on Communications and Media. (2016). Media and Young minds. Pediatrics. 138 (5).

Anderson, D.R. & Hanson, K.G. (2013), What researchers have learned about toddlers and television. Zero to three, 33 (4), 4-10.

Byeon H, Hong S (2015) Relationship between Television Viewing and Language Delay in Toddlers: Evidence from a Korea National Cross-Sectional Survey. PLoS ONE 10(3): e0120663.

Brazelton, T.B. (1994). Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2), 77- 101.

Brown, A., & Smolenaers, E. (2018). Parents’ Interpretations of Screen Time Recommendations for Children Younger Than 2 Years. Journal of Family Issues, 39(2), 406–429.

Coyne, S.M., Radesky, J., Collier, K.M., Gentile, D.A., Linder, J.R., Nathanson, A.I., Rasmussen, E.E., Reich, S.M., & Rogers, J. (2017) Parenting and digital media. Pediatrics, (140), s112-s116.

Davis-Kean, P.E., & Tang, S. (2015). Parenting with digital devices. Emerging Trends in the Social and Behavioral Sciences, 1-12.

Johnson, D.; & Hetlein, K. (2019). Parents’ Perceptions of Smartphone Use and Parenting Practices. The Qualitative Report, 24 (6), 1423-1441.

Kabali, H.K., Irigoyen, M.M., Nunez-Davis, R., Budacki, J.G. Mohanty, S.H., Leister, K.P., & Bonner, R.L (2015). Exposure and use of mobile media devices by young children. Pediatrics, 136 (6), 1044-1050.

Kılıç AO, Sari E, Yucel H, Oguz, M.M, Polat, E, Acoglu, E.A, Senel, S. (2019). Exposure to and use of mobile devices in children aged 1-60 months. European Journal of Pediatrics. 2019 Feb;178(2):221-227.

Kozeis N. (2009) Impact of computer use on children's vision. Hippokratia.13(4), 230–231.

McDaniel, B. T., Coyne, S. M., & Holmes, E. K. (2012). New mothers and media use: Associations between blogging, social networking, and maternal well-being. Maternal and Child Health Journal, 16, 1509-1517.

Newsham, G., Drouin, M., & McDaniel, B. T. (2020). Problematic phone use, depression, and technology interference among mothers. Psychology of Popular Media, 9(2), 117–124.

Plowman L & McPake J (2013). Seven Myths About Young Children and Technology. Childhood Education 89 (1) 27-33.

Radesky, J., Silverstein, M., Zuckerman, B., & Christakis, D.A. (2014). Infant self-regulation and early Childhood Media Exposure. Pediatrics, (133), 1172-1178.

Radesky, J. S, et al. (2016). Parent perspectives on their mobile technology use: the
excitement and exhaustion of parenting while conected. Journal of Developmental &
Behavioral Pediatrics, 37 (9), 694-701,

Richert, R.A., Robb, M.R., & Fender, J.G., & Wartella, E. (2010). Word learning from baby vídeos. Arch. Pediatr. Adolesc. Med., 164 (5), 432-437.

Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) (2019). The health impacts of screen time: a guide for clinicians and parents. Retrieved from https://www.rcpch.ac.uk/sites/default/files/2018-12/rcpch_screen_time_guide_-_final.pdf

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (2019). Retrieved from http://www.sbp.com.br/

Ling-Yi Lin, Rong-Ju Cherng & Yung-Jung Chen (2017) Effect of Touch Screen Tablet Use on Fine Motor Development of Young Children, Physical & Occupational Therapy In Pediatrics, 37:5,457-467.

Mallmann, M.Y. & Frizzo, G.B (2019). O uso das novas tecnologias em famílias com bebês: um mal necessário? Revista Cocar, (7), 26-46.

Skaug, S., Englund, K. T. & Wichstrøm, L. (2018). Young children's television viewing and the quality of their interactions with parents: A prospective community study. Scandinavian Journal of Psychology, 59, 503– 510.

Stiglic N. & Viner RM.(2019). Effects of screentime on the health and well-being of children and adolescents: a systematic review of reviews. BMJ Open, 9, e23191.

Vijakkhana, N., Wilaisakditipakorn, T., Ruedeekhajorn, K., Pruksananonda, C., &
Chonchaiya, W. (2014). Evening media exposure reduces night-time sleep. Acta Paediatrica, 104 (3).

Vittrup, B. , Snider, S. , Rose, K. K. , & Rippy, J. (2016). Parental perceptions of the role of media and technology in their young children's lives. Journal of Early Childhood Research, 14(1), 43–54.

Weekly, T., Walker, N., Beck, J., Akers, S., & Weaver, M. (2018). A Review of Apps for Calming, Relaxation, and Mindfulness Interventions for Pediatric Palliative Care Patients. Children (Basel, Switzerland), 5(2), 16. https://doi.org/10.3390/children5020016
Winnicott, D.W. (2007). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed. (Original published in 1983).
World Health Organization (WHO) (2019). Retrieved from: https://www.who.int/news-room/detail/24-04-2019-to-grow-up-healthy-children-need-to-sit-less-and-play-more
Publicado
2024-03-18
Como Citar
Becker, D., & Schneider Donelli, T. M. (2024). “NEM SEMPRE FUNCIONA, MAS AJUDA”: PERCEPÇÕES PARENTAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO DO BEBÊ ÀS TELAS . Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.54957
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus