“NEM SEMPRE FUNCIONA, MAS AJUDA”: PERCEPÇÕES PARENTAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO DO BEBÊ ÀS TELAS
Resumo
Frente ao número crescente de crianças menores de dois anos expostas às telas, preocupações com o desenvolvimento dos bebês têm emergido e sido foco de discussões acadêmicas e clínicas. Para buscar compreender as razões que levam os pais a disponibilizarem as mídias digitais aos bebês, entrevistas foram conduzidas com mães e pais de crianças com idades entre dez e 17 meses, domiciliados na região metropolitana de Porto Alegre, Brasil. Apesar das orientações das sociedades de pediatria, verifica-se discrepância entre a divulgação deste conteúdo e o acesso a ele. Os pais, por desconhecimento e também por necessidade, disponibilizam diferentes mídias ao bebê, que é percebida em diversas situações como positiva e facilitadora nos cuidados com a criança; os pais alegam que o acesso precoce pelo bebê é importante para aprimorar a destreza cognitiva e capaz de gerar interação familiar. Por outro lado, apresentam preocupações diante do uso de telas em detrimento de outras formas de brincar. Evidencia-se que os pais precisam de orientações e suporte, assim como os profissionais devem considerar as necessidades das famílias ao elaborar diretrizes a fim de orientá-los.
Downloads
Referências
Anderson, D.R. & Hanson, K.G. (2013), What researchers have learned about toddlers and television. Zero to three, 33 (4), 4-10.
Byeon H, Hong S (2015) Relationship between Television Viewing and Language Delay in Toddlers: Evidence from a Korea National Cross-Sectional Survey. PLoS ONE 10(3): e0120663.
Brazelton, T.B. (1994). Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2), 77- 101.
Brown, A., & Smolenaers, E. (2018). Parents’ Interpretations of Screen Time Recommendations for Children Younger Than 2 Years. Journal of Family Issues, 39(2), 406–429.
Coyne, S.M., Radesky, J., Collier, K.M., Gentile, D.A., Linder, J.R., Nathanson, A.I., Rasmussen, E.E., Reich, S.M., & Rogers, J. (2017) Parenting and digital media. Pediatrics, (140), s112-s116.
Davis-Kean, P.E., & Tang, S. (2015). Parenting with digital devices. Emerging Trends in the Social and Behavioral Sciences, 1-12.
Johnson, D.; & Hetlein, K. (2019). Parents’ Perceptions of Smartphone Use and Parenting Practices. The Qualitative Report, 24 (6), 1423-1441.
Kabali, H.K., Irigoyen, M.M., Nunez-Davis, R., Budacki, J.G. Mohanty, S.H., Leister, K.P., & Bonner, R.L (2015). Exposure and use of mobile media devices by young children. Pediatrics, 136 (6), 1044-1050.
Kılıç AO, Sari E, Yucel H, Oguz, M.M, Polat, E, Acoglu, E.A, Senel, S. (2019). Exposure to and use of mobile devices in children aged 1-60 months. European Journal of Pediatrics. 2019 Feb;178(2):221-227.
Kozeis N. (2009) Impact of computer use on children's vision. Hippokratia.13(4), 230–231.
McDaniel, B. T., Coyne, S. M., & Holmes, E. K. (2012). New mothers and media use: Associations between blogging, social networking, and maternal well-being. Maternal and Child Health Journal, 16, 1509-1517.
Newsham, G., Drouin, M., & McDaniel, B. T. (2020). Problematic phone use, depression, and technology interference among mothers. Psychology of Popular Media, 9(2), 117–124.
Plowman L & McPake J (2013). Seven Myths About Young Children and Technology. Childhood Education 89 (1) 27-33.
Radesky, J., Silverstein, M., Zuckerman, B., & Christakis, D.A. (2014). Infant self-regulation and early Childhood Media Exposure. Pediatrics, (133), 1172-1178.
Radesky, J. S, et al. (2016). Parent perspectives on their mobile technology use: the
excitement and exhaustion of parenting while conected. Journal of Developmental &
Behavioral Pediatrics, 37 (9), 694-701,
Richert, R.A., Robb, M.R., & Fender, J.G., & Wartella, E. (2010). Word learning from baby vídeos. Arch. Pediatr. Adolesc. Med., 164 (5), 432-437.
Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) (2019). The health impacts of screen time: a guide for clinicians and parents. Retrieved from https://www.rcpch.ac.uk/sites/default/files/2018-12/rcpch_screen_time_guide_-_final.pdf
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (2019). Retrieved from http://www.sbp.com.br/
Ling-Yi Lin, Rong-Ju Cherng & Yung-Jung Chen (2017) Effect of Touch Screen Tablet Use on Fine Motor Development of Young Children, Physical & Occupational Therapy In Pediatrics, 37:5,457-467.
Mallmann, M.Y. & Frizzo, G.B (2019). O uso das novas tecnologias em famílias com bebês: um mal necessário? Revista Cocar, (7), 26-46.
Skaug, S., Englund, K. T. & Wichstrøm, L. (2018). Young children's television viewing and the quality of their interactions with parents: A prospective community study. Scandinavian Journal of Psychology, 59, 503– 510.
Stiglic N. & Viner RM.(2019). Effects of screentime on the health and well-being of children and adolescents: a systematic review of reviews. BMJ Open, 9, e23191.
Vijakkhana, N., Wilaisakditipakorn, T., Ruedeekhajorn, K., Pruksananonda, C., &
Chonchaiya, W. (2014). Evening media exposure reduces night-time sleep. Acta Paediatrica, 104 (3).
Vittrup, B. , Snider, S. , Rose, K. K. , & Rippy, J. (2016). Parental perceptions of the role of media and technology in their young children's lives. Journal of Early Childhood Research, 14(1), 43–54.
Weekly, T., Walker, N., Beck, J., Akers, S., & Weaver, M. (2018). A Review of Apps for Calming, Relaxation, and Mindfulness Interventions for Pediatric Palliative Care Patients. Children (Basel, Switzerland), 5(2), 16. https://doi.org/10.3390/children5020016
Winnicott, D.W. (2007). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed. (Original published in 1983).
World Health Organization (WHO) (2019). Retrieved from: https://www.who.int/news-room/detail/24-04-2019-to-grow-up-healthy-children-need-to-sit-less-and-play-more
Copyright (c) 2024 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.