MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR E CONSELHO TUTELAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL

Résumé

O presente artigo aborda o contexto da medicalização da infância à luz da psicologia histórico-cultural e como método de análise o materialismo histórico dialético. O objetivo da pesquisa foi explorar as queixas escolares de cunho medicalizante que são encaminhadas ao Conselho Tutelar e qual a lógica de atuação deste órgão. O delineamento da pesquisa foi de caráter qualitativo e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os representantes de três conselhos tutelares de uma comarca localizada no oeste do Paraná. Observamos que o Conselho Tutelar é utilizado como um instrumento de apoio da escola para abordar os alunos que apresentam comportamentos compreendidos enquanto inadequados, a escola ao invés de procurar profissionais da própria educação encaminha a um órgão de garantia de direitos. Percebemos que o raciocínio presente neste órgão advém da medicina burguesa com respaldo totalmente biológico o que resulta na culpabilização das crianças, adolescentes e seus familiares pelo fracasso escolar. Concluímos que a solução encontrada pelos conselheiros é encaminhar essas crianças e adolescentes à especialidade médica a fim de medicalizar o aluno, sem questionar a lógica médica biologizante, esperando por um resultado imediato.

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Dayane Pelissaro Pereira

Discente do curso de Psicologia na Universidade Paranaense - UNIPAR campus Cascavel-PR

Gabriela de Conto Bett

Graduada em Psicologia pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2008); Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e mestre em Psicologia pela mesma universidade. É especialista em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (2014); Especialista em Gestão de Políticas para a Infância e Juventude pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011). Atua na área jurídica por meio do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). Docente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense - UNIPAR.

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Publiée
2024-10-28
Comment citer
Werlang, E. M., Dayane Pelissaro Pereira, & Gabriela de Conto Bett. (2024). MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR E CONSELHO TUTELAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.55625
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