SABERES PSICOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE INTERNAÇÃO DA INFÂNCIA (1900-1929)

  • Carolini Cássia Cunha Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Francisco Teixeira Portugal Instituto federal do rio de janeiro

Résumé

O objetivo da pesquisa ora apresentada foi mapear discursos de intelectuais referentes à internação da infância entre 1900 e 1929, identificar e problematizar os usos de saberes científicos conectados com a psicologia produzida no período. O período de análise compreende um momento histórico de consolidação e expansão da política de tutela da infância, materializada na construção de espaços específicos de internação para esta população e promulgação de leis para o trato dessa questão. Recorremos à leitura e análise das fontes primárias: Franco Vaz, Infância abandonada; Lemos Britto, Um problema gravíssimo: colônias correcionais e tribunais de menores; As leis de menores no Brasil (páginas de crítica e doutrina); relatórios do Ministério da Justiça e Negócios Interiores entre os anos de 1900 e 1928; e fontes secundárias. Saberes psicológicos estiveram presentes na organização e sustentação científica destes discursos, servindo para defender e consolidar a internação como medida principal. Argumentos psicológicos também foram utilizados para defender a limitação do uso da internação e legitimação de medidas alternativas. O período em pauta foi importante para a produção da psicologia enquanto ciência, e o saber psicológico teve papel na configuração das medidas propostas e utilizadas pelo estado no trato da infância.

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Bibliographies de l'auteur

Carolini Cássia Cunha, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Carolini Cássia Cunha, Professora Adjunto A, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus do Pantanal, Corumbá. Orcid 0000-0003-4008-7246

 

Francisco Teixeira Portugal, Instituto federal do rio de janeiro

Francisco Teixeira Portugal, Professor Associado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Orcid 0000-0001-6481-6509

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Publiée
2024-03-27
Comment citer
Cunha, C. C., & Teixeira Portugal, F. (2024). SABERES PSICOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE INTERNAÇÃO DA INFÂNCIA (1900-1929) . Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.56116
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