O O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO CONSTRUCIONISTA SOCIAL NA OBRA DE KENNETH GERGEN
Résumé
Kenneth Gergen é um dos principais articuladores de um discurso construcionista social em psicologia. Apesar de sua importância na difusão do construcionismo social, há uma escassez de estudos sobre a elaboração de seu pensamento atual. Nesse sentido, analisar o processo de formação do projeto construcionista na obra de Kenneth Gergen permite desnaturalizar o que seja o construcionismo social, bem como, responde à necessidade de levar a sério suas críticas e propostas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento do projeto construcionista social na obra de Kenneth Gergen. Metodologicamente, buscamos rastrear o processo de construção teórica, as ampliações e supressões dos conceitos presentes nos principais textos do autor. A análise realizada permitiu caracterizar momentos significativos de sua obra, tais como: a) os trabalhos iniciais; b) a crítica ao empiricismo; c) o movimento construcionista social; e d) em direção à ciência como performance e às práticas relacionais. Além disso, apontou como a ênfase no relacionamento redimensiona o projeto construcionista social ao longo da obra, sustentada por questionamentos em três campos significativos: o papel da ciência; o status do social e a definição de self. O exercício analítico realizado explicita a complexidade do pensamento de Kenneth Gergen e situa o projeto construcionista no contexto de uma obra ainda em desenvolvimento.
Téléchargements
Références
Anderson, H., Cooperrider, D., Gergen, K. J., Gergen, M., McNamee, S., Watkins, J., & Whitney, D. (2008) The Appreciative Organization. Chagrin Falls/OH: Taos Publications.
Burr, V. (1995). An introduction to social constructionism. London: Routledge.
Gergen, K. J. (1969). The psychology of behavior exchange. Reading, MA: Addison-Wesley.
Gergen, K. J. (1971). The concept of self. New York: Holt, Rinehart & Winston
Gergen, K. J. (1973). Social psychology as history. Journal of Personality and Social Psychology, 26, 309-320. https://doi.org/10.1037/h0034436
Gergen, K. J. (1978). Toward generative theory. Journal of Personality and Social Psychology, 36, 1344-1360. https://doi.org/10.1037/0022-3514.36.11.1344
Gergen, K. J. (1982). Toward transformation in social knowledge. New York: Springer-Verlag.
Gergen, K. J. (1985). The social constructionist movement in modern psychology. American Psychologist, 40, 266-275. https://doi.org/10.1037/0003-066X.40.3.266
Gergen, K. J. (1991). The saturated self, Dilemmas of identity in contemporary life. New York: Basic Books.
Gergen, K. J. (1994). Reality and relationships, Soundings in social construction. Cambridge, Harvard University Press.
Gergen, K. J. (1996). Metaphor and monophony in the twentieth-century Psychology of Emotions. In C. Graumann & K. J. Gergen (Eds.), Historical dimensions of psychological discourse (pp. 60-82). Cambridge: Cambridge University Press.
Gergen, K. J. (1999). An invitation to social construction. London: Sage
Gergen, K. J. (2006). Therapeutic realities, collaboration, oppression and relational flow. Chagrin Falls/OH: Taos Institute Publications.
Gergen, K. J. (2009). Relational being, beyond self and community. New York: Oxford University Press. (2009)
Gergen, K. J. (2014). From Mirroring to World-Making: Research as Future Forming. Journal for the Theory of Social Behaviour, https://doi.org/10.1111/jtsb.12075
Gergen, K. J & Back, K. W. (1966). Personal orientations and morale of the aging. In J. McKinney & I. Simpson, (Eds.). Social Aspects of Aging (pgs. 296-305). Durham, NC: Duke University Press.
Gergen, K. J. & Gergen, M. (2003). Social construction, a reader. London: Sage.
Gergen, K. J. & Gergen, M. (2004). Social Construction, Entering the Dialogue. Chagrin Falls/OH: Taos Institute Publications.
Gergen, K. J. & Gergen, M. (2012). Playing with Purpose: Adventures in performative social science. Alta Mira Press
Guanaes-Lorenzi, C., Moscheta, M.S., Corradi-Webster, C., & Souza, L.V. (2014). Construcionismo social: discurso, prática e produção do conhecimento. Rio de Janeiro: Instituto Noos.
Hibberd, F. J. (2005). Unfolding Social Constructionism. New York: Springer.
Hosking, D, Dachler, H. P., & Gergen, K. J. (1995). Management and organization: Relational alternatives to individualism. Aldershot: Avebury
Hosking, D. M., & Pluut B. (2010). (Re)constructing reflexivity: A relational constructionist approach. The Qualitative Report, 15(1), 59-75. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2010.1140
Ibáñez, T. & Íñiguez, L. (Eds.). (1997). Critical social psychology. London: Sage.
McNamee, S. & Gergen, K. J. (1991). Therapy as social construction. London: Sage.
Shotter, J. & Lannamann, J. W. (2002). The situation of social constructionism. Theory and Psychology, 12, 577-609. https://doi.org/10.1177/0959354302012005894
Slife, B. (2004). Taking practices seriously: Toward a relational ontology. Journal of Theoretical and Philosophical Psychology. 24, 179–195. https://doi.org/10.1037/h0091239
Spink, M. J. (1999). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez.
Taos Institute (s/d). Theoretical Background and Mission Statement. Disponível em: http://www.taosinstitute.net/theoretical-background. Acesso em: 06 de julho de 2015.
Copyright (c) 2025 Psicologia em Estudo

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.







