Representações sociais do empreendedorismo no feminino e no masculino: investigação com estudantes

  • Rosa Monteiro Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e
  • Catarina Silveiro Instituto Superior Miguel Torga
  • Fernanda Daniel Instituto Superior Miguel Torga e Centro de Estudos e Investigação em Saúde – CEISUC

Abstract

Neste artigo entende-se o empreendedorismo como um processo socialmente construído por cognições sociais e práticas quotidianas que moldam e são moldadas pelas relações de gênero. O objetivo do estudo foi conhecer as representações sociais do empreendedorismo, uma atividade geralmente formulada como masculina. Esperava-se que as representações e estereotipia de gênero influenciassem as concepções de empreendedor e empreendedora. Usou-se a técnica de associação livre de palavras, com posterior análise de núcleo central e periférico de representações. Concluiu-se que existe uma valorização de atributos como liderança, dinamismo e criatividade ou inovação. Estes atributos estão associados à ideologia Schumpeteriana de empreendedorismo. No entanto, no núcleo periférico de representações surgiram nuances mais complexas e críticas. Verificou-se também uma associação entre atributos do empreendedorismo e atributos estereotipadamente masculinos, enquanto emergiu maior heterogeneidade nas representações de mulher empreendedora pela evocação de atributos associados ao estereótipo de feminilidade (simpatia, beleza, elegância, vaidade). 

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Biografie autore

Rosa Monteiro, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga. Coimbra, Portugal. Doutorada em sociologia, investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora do Instituto Superior Miguel Torga. Vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Último livro: (2013) com Virgínia Ferreira, Trabalho, Igualdade e Diálogo Social Estratégias e desafios de um percurso. Lisboa, CITE. Último artigo: com L. Agostinho e F. Daniel (2015), "Um diagnóstico da desigualdade de gênero num município em Portugal: estruturas e representações", Revista de Administração Pública, 49, 2, 423-446. 

Catarina Silveiro, Instituto Superior Miguel Torga

É licenciada em História pela Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra Portugal.

Fernanda Daniel, Instituto Superior Miguel Torga e Centro de Estudos e Investigação em Saúde – CEISUC

Doutora em Psicologia (Desenvolvimento e Intervenção Psicológica); Investigadora no Centro de Estudos e Investigação em Saúde – CEISUC - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professora do Instituto Superior Miguel Torga na área da estatística e da metodologia. Último artigo em coletânea [Daniel, F., Guadalupe, S., Ribeiro. A., & Silva, A.G. (2013). Recursos na velhice: um estudo sobre a saúde física e as actividades da vida diária de idosos utentes do serviço de apoio domiciliário. In G. Cunha e R. Martins (Ed.), Estatística e Qualidade na Saúde. (pp.23-32). Lisboa: INE.]. Último artigo [Daniel, F., Simões, T. & Monteiro R. (2012). Representações sociais do “envelhecer no masculino” e do “envelhecer no feminino”. Revista Ex Aequo, 26, 13-26.].

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Pubblicato
2015-01-01
Come citare
Monteiro, R., Silveiro, C., & Daniel, F. (2015). Representações sociais do empreendedorismo no feminino e no masculino: investigação com estudantes. Psicologia Em Estudo, 20(1), 107 - 116. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i1.25539
Sezione
Artigos originais

 

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