A CONSTRUÇÃO DO CUIDADO EM PSICO-ONCOLOGIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Cintia Bragheto Ferreira Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO

Abstract

O câncer é uma doença que acomete de forma crescente a população mundial, o que logicamente aumenta a demanda por serviços de saúde, dentre eles os serviços de apoio psicológico. A partir disso, foi criado o projeto de extensão em Psico-Oncologia, vinculado a um curso de Psicologia de uma universidade pública localizada em Goiás. O projeto, ancorado na perspectiva construcionista social, objetiva a capacitação de discentes para o trabalho na área da Psico-Oncologia visando: uma assistência comprometida com o cuidado integral; o empoderamento dos participantes, assim como a construção de saúde mesmo em meio à enfermidade. A demanda é encaminhada para o serviço escola de Psicologia da universidade pública, por duas organizações municipais, que auxiliam os usuários no deslocamento e estadia nos municípios de realização dos acompanhamentos e tratamentos para o câncer. Parte dos atendimentos é feita na clínica escola, e os doentes mais debilitados são atendidos em suas próprias residências. Os atendimentos psicológicos são realizados nas modalidades individual e grupal. Os registros produzidos a partir de cada atendimento realizado mostram que os participantes têm construído possibilidades mais positivas de vivência da enfermidade, com diminuição do medo do câncer; sentidos de vida; possibilidades de participação no autocuidado; reafirmação da superação e o fortalecimento de laços afetivos. Além desses resultados, o projeto também tem contribuído para a formação de futuros profissionais de saúde comprometidos com a humanização da assistência.

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Biografia autore

Cintia Bragheto Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO
Curso de Psicologia, Universidade Federal de Goiás, UFG, Regional Jataí-GO

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Pubblicato
2016-05-25
Come citare
Ferreira, C. B. (2016). A CONSTRUÇÃO DO CUIDADO EM PSICO-ONCOLOGIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Psicologia Em Estudo, 20(4), 521-527. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i4.29554
Sezione
Artigos originais

 

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