QUANDO VIDA E ARTE SE ENCONTRAM: UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E STANISLAVSKI

  • Raquel Rodrigues Capucci Universidade de Brasília - UnB
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília - UnB

Abstract

Vigostski e Stanislavski, além de compartilharem da mesma origem cultural e terem se nutrido do materialismo histórico-dialético, abordaram o tema da experiência humana, na vida e na arte. O termo perejivanie (переживание) foi amplamente abordado nas obras dos dois autores; por Stanislavski, para designar a experiência do ator na construção da personagem; por Vigotski, em seus estudos sobre o desenvolvimento humano, e para compreender a formação da personalidade como drama. Partimos de uma questão norteadora para a composição deste trabalho: Quais são as relações entre a perejivanie e os processos criadores na arte e na vida? Promovemos um diálogo entre as obras de Vigotski e Stanislavski explorando conceitualmente a perejivanie e os processos criadores na arte e na vida, a partir de uma interlocução entre a psicologia e a arte. Assim como os atores no palco, nós estamos sempre atuando. A cada cena que se estrutura em nossa vida, somos compelidos a encarnar os papéis que nos constituem, vivendo as contradições inerentes à experiência humana. Nesta perspectiva, podemos dizer que o teatro é o microcosmo da vida, onde as relações são  tensionadas ao máximo, a partir das quais podemos analisar a intrincada trama das determinações humanas, transformadas em verdade poética. Constatamos a necessidade de um olhar sobre a perejivanie na arte em uma perspectiva dialética com os estudos psicológicos sobre a perejivanie na vida, entendendo as relações entre a psicologia e a arte a partir do prisma da complementariedade, e não como campos de estudo separados. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Raquel Rodrigues Capucci, Universidade de Brasília - UnB
Mestre em Processos de Desenvolvimento e Saúde pela Universidade de Brasília (2017), sendo o título do trabalho defendido: "Perejivanie: um encontro de Vigotski e Stanislavski no limiar entre Psicologia e Arte". Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: perejivanie, arte, teatro, drama, imaginação e emoção. Tem também experiência na área teatral como atriz, diretora e preparadora de atores, tendo escrito várias esquetes e peças teatrais. Atualmente ministra cursos de formação teatral para crianças, adolescentes e adultos.
Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília - UnB
Graduada em bacharel e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Titulou-se Mestre em Psicologia da Educação (1998) e Doutora em Educação (2006) na Universidade Estadual de Campinas. Em 2015, fez seu Estágio de Pós-Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, no Programa de Psicologia Social). É Professora da Universidade de Brasilia (UNB), atualmente vice-diretora do Instituto de Psicologia, vinculada ao Instituto de Psicologia/Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED) e ao Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG-PDS), onde orienta mestrados, doutorados e supervisiona estágios pós-doutorais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e do Núcleo de pesquisa dialética exclusão/inclusão social (NEXIN/PUC-SP). Membro também do GT Psicologia sócio-histórica e a desigualdade social e o contexto brasileiro (ANPEPP). É coordenadora do grupo de pesquisa "Dialogos em Psicologia", com 08 pesquisadores permanentes. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Cultura e Arte com ênfase investigativa na perspectiva histórico-cultural.

Riferimenti bibliografici

Benedetti, J. (1999). Stanislavsky and the Moscow Art Theater: 1898 – 1938. In Leach, R. & Borosky. V. (Org.). A History of the Russian Theater (pp. 254 - 277). Cambridge: Cambridge University Press.

Benedetti, J. (2011). Stanislavski: an Introduction (4ª ed.). Nova York: Theater Arts Book.

Delari Jr., A. & Passos, I. V. B. (2009). Alguns sentidos da palavra “perejivanie” em Vigotski: notas para estudo futuro junto à psicologia russa. Seminário Interno do GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), 3 (p. 5-41). Campinas, SP.

Koshino, I. L. A. & Martins, J. B. (2011). Questões do desenvolvimento infantil em Vigotski e seus desdobramentos para educação. Anais do X Congresso Nacional de Educação (Educere) (p.3114-3127). Curitiba, PR.

Luria, A. R. (1991) Curso de Psicologia Geral Vol 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Mollica, F. (1991). Di Stanislavskij e del significato di perezivanie. Teatro e Storia, 5 (2), 225 – 255.

Sawaia, B. B. & Silva, D. H. N. (2015). Pelo Reencantamento da Psicologia: em busca da positividade epistemológica da imaginação e da emoção no desenvolvimento humano. Caderno Cedes, Campinas, 35 (número especial), p. 343-360.

Stanislavski, C. S. (1989). Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Stanislavski, C. S. (2014) A preparação do ator (22º ed.) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Toassa, G. (2009). Emoções e Vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Vigotski, L. S. (1991). A formação social da mente (3 ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (1999). Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2000). O Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, XXI (71), 21-44.

Vigotski, L. S. (2006). El problema de la edad. In: Vigotski, L. S. Obras escogidas, Tomo IV (2. ed). Madrid: Visor y A. Machado Libros.

Vigotski, L. S. (2006). La crisis de los siete años. In: Vigotski, L. S. Obras escogidas,Tomo IV (2. ed). Madrid: Visor y A. Machado Libros.

Vigotski, L. S. (2009). Sobre o problema da psicologia do trabalho criativo do ator. Tradução de Delari Jr, A. Recuperado em 20 de agosto, de 2015 de http://www.scribd.com/doc/16453402/Vigotski‐Sobre‐problema‐da‐psicologia‐do‐trabalho‐criativo‐do‐ator‐1932

Vigotski, L. S. (2010). Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, 21(4), 681-701.

Pubblicato
2017-09-24
Come citare
Capucci, R. R., & Silva, D. N. H. (2017). QUANDO VIDA E ARTE SE ENCONTRAM: UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E STANISLAVSKI. Psicologia Em Estudo, 22(3), 409-420. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.35869
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus