A MODIFICAÇÃO DO SABER E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A TRANSFERÊNCIA

  • Cristina Moreira Marcos PUC MG
  • Laila Sampaio Parreiras

Abstract

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. Sua proposta é a de investigar as implicações do discurso contemporâneo no estabelecimento da transferência na análise hoje. Dentre suas formulações, Lacan (1964-2008) teoriza o fenômeno transferencial a partir da dimensão epistemológica, quando postula a função do ‘sujeito suposto saber’ como o seu pivô. Todavia, a incidência do discurso do mestre contemporâneo modifica a relação que o sujeito estabelece com o campo do saber. Quais as consequências clínicas dessa nova relação? Quais usos o sujeito faz do analista hoje? Buscaremos verificar a existência de novas formas de transferência, que não se instauram unicamente pela via da suposição de saber. Veremos, assim, que há diferentes usos para o analista, podendo a transferência ser estabelecida pela via do saber, mas também pela sua dimensão pulsional.

 

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Biografie autore

Cristina Moreira Marcos, PUC MG

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) , especialização em Saude Mental pela Escola de Saude de Minas Gerais (1994) , mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) , mestrado em Diplôme D'études Approfondies en Psychanalyse pela Universite de Paris VIII (1999) e doutorado em Psychopathologie fondamental et psychanalyse pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (2005) . Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicanalise. Atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, feminino, gozo feminino, estética do sopro.

Pesquisadora Mineira pela FAPEMIG

Laila Sampaio Parreiras

Psicológa 

Mestre em psicologia pela PUC Minas

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Pubblicato
2022-03-16
Come citare
Marcos, C. M., & Sampaio Parreiras, L. (2022). A MODIFICAÇÃO DO SABER E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A TRANSFERÊNCIA. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.48165
Fascicolo
Sezione
Artigos originais

 

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