SOCIOCOGNIÇÃO E SAÚDE MENTAL: A ‘LEITURA DO OUTRO’ NO CUIDADO EM SAÚDE

Abstract

Teoria da mente é a habilidade sociocognitiva de inferir pensamentos, sentimentos e intenções. É uma habilidade que sustenta as relações sociais e parece particularmente relevante para o exercício de certas atividades que estão ligadas à ‘leitura do outro’, como a prática de profissionais que exercem o cuidado em equipamentos de saúde, como ocorre nos Centros de Atenção Psicossocial. Este estudo teórico teve o objetivo de analisar a importância das habilidades sociocognitivas para o trabalho em saúde, especialmente na saúde mental, a fim de identificar e discutir possíveis fatores que podem ter impacto na inferência que os profissionais fazem a respeito do que os usuários do serviço estão pensando, sentindo ou querendo. A análise permitiu observar as formas pelas quais a teoria da mente pode se tornar importante ferramenta para o profissional no processo terapêutico. Além disso, foi possível identificar que, no formato em que tem funcionado atualmente, o trabalho em Centros de Atenção Psicossocial tem exposto o profissional a diversos estressores que parecem produzir efeitos em suas habilidades sociocognitivas, podendo prejudicar não apenas sua saúde como também o exercício do cuidado.   

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Marianna Domingues Spina, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, Santos/SP, Brasil; Especialização em saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, Santos/SP, Brasil

Sara Del Prete Panciera, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, e em Psychologie pela Université Rennes2, professora da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, Santos/SP, Brasil, e orientadora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Riferimenti bibliografici

Apperly, I. A. (2012). The Quarterly Journal of Experimental cognitive processes and individual differences EPS Prize Lecture What is “ theory of mind ” ? Concepts , cognitive processes and individual differences. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, 65(5), 825–839. https://doi.org/10.1080/17470218.2012.676055

Apperly, I. A., Back, E., Samson, D., & France, L. (2007). The cost of thinking about false beliefs: Evidence from adults’ performance on a non-inferential theory of mind task. Cognition, 106(3), 1093–1108. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2007.05.005

Ávila, R. F., Morais, D., Bomfim, A. J., & Chagas, M. H. N. (2016). Empatia e reconhecimento de expresses faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 65(3), 209–214. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000126

Bellenzani, R., Paro, D. M., & Oliveira, M. C. (2016). Trabalho em Saúde Mental e Estresse na Equipe: Questões para a Política Nacional de Humanização/SUS. Revista Psicologia e Saúde, 1(8), 32–43. https://doi.org/10.20435/2177093x2016105

Bourke, M. E., & Grenyer, B. F. S. (2017). Therapists’ metacognitive monitoring of the psychotherapeutic process with patients with borderline personality disorder. Journal of Psychiatric Practice, 23(4), 246–253. https://doi.org/10.1097/PRA.0000000000000247

Brasil. (2004). Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial (Primeira e). Brasília, DF.

Brasil. (2010). Acolhimento nas práticas de produção de saúde (Segunda ed). Brasília, DF.

Brent, B. K. (2015). A mentalization-based approach to the development of the therapeutic alliance in the treatment of schizophrenia. Journal of Clinical Psychology, 71(2), 146–156. https://doi.org/10.1002/jclp.22150

Bull, R., Phillips, L. H., & Conway, C. A. (2008). The role of control functions in mentalizing: Dual-task studies of Theory of Mind and executive function. Cognition, 107(2), 663–672. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2007.07.015

Caixeta, L., & Nitrini, R. (2002). Teoria da Mente: Uma Revisão com Enfoque na sua Incorporação pela Psicologia Médica. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 105–112.

Cologon, J., Schweitzer, R. D., King, R., & Nolte, T. (2017). Therapist Reflective Functioning, Therapist Attachment Style and Therapist Effectiveness. Administration and Policy in Mental Health and Mental Health Services Research, 44(5), 614–625. https://doi.org/10.1007/s10488-017-0790-5

Ferreira, N. N., & Lucca, S. R. (2015). Síndrome de burnout em técnicos de enfermagem de um hospital público do estado de são paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia, 18(1), 68–79. https://doi.org/10.1590/1980-5497201500010006

Fonagy, P., & Allison, E. (2014). The role of mentalizing and epistemic trust in the therapeutic relationship. Psychotherapy, 51(3), 372–380. https://doi.org/10.1037/a0036505

German, T. P., & Hehman, J. A. (2006). Representational and executive selection resources in “theory of mind”: Evidence from compromised belief-desire reasoning in old age. Cognition, 101(1), 129–152. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2005.05.007

Keysar, B., Lin, S., & Barr, D. J. (2003). Limits on theory of mind use in adults. Cognition, 89(1), 25–41. https://doi.org/10.1016/S0010-0277(03)00064-7

Kosmidis, M. H., Giannakou, M., Garyfallos, G., Kiosseoglou, G., & Bozikas, V. P. (2011). The impact of impaired “Theory of Mind” on social interactions in schizophrenia. Journal of the International Neuropsychological Society, 17(3), 511–521. https://doi.org/10.1017/S1355617711000300

Ma, W., Sai, L., Tay, C., Du, Y., Jiang, J., & Ding, X. P. (2019). Children with Autism Spectrum Disorder’s Lying is Correlated with Their Working Memory But Not Theory of Mind. Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(8), 3364–3375. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04018-9

Martins, C., Barreto, A. L., & Castiajo, P. (2014). Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta. Analise Psicologica, 31(4), 377–392. https://doi.org/10.14417/S0870-8231201300040002

Meins, E., Fernyhough, C., & Harris-Waller, J. (2014). Is mind-mindedness trait-like or a quality of close relationships? Evidence from descriptions of significant others, famous people, and works of art. Cognition, 130(3), 417–427. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2013.11.009

Music, G. (2017). NHS MENTAL HEALTH STAFF: SECURELY ATTACHED OR UNDER ATTACK? Healthcare Counselling & Psychotherapy Journal, 17(3), 14–17. Retrieved from http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=pbh&AN=124423166&lang=es&site=ehost-live

Owens, K. A., Haddock, G., & Berry, K. (2013). The role of the therapeutic alliance in the regulation of emotion in psychosis: An attachment perspective. Clinical Psychology and Psychotherapy, 20(6), 523–530. https://doi.org/10.1002/cpp.1793

Panciera, S. D. P., & Zeller, A. C. (2018). Teoria da mente e habilidades sociais: estudo com crianças pré-escolares. Psico, 49(2), 159–166. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.28190

Pinkham, A. E., Penn, D. L., Green, M. F., Buck, B., Healey, K., & Harvey, P. D. (2014). The social cognition psychometric evaluation study: Results of the expert survey and RAND Panel. Schizophrenia Bulletin, 40(4), 813–823. https://doi.org/10.1093/schbul/sbt081

Qureshi, A. W., Monk, R. L., Samson, D., & Apperly, I. A. (2020). Does interference between self and other perspectives in theory of mind tasks reflect a common underlying process? Evidence from individual differences in theory of mind and inhibitory control. Psychonomic Bulletin and Review, 27(1), 178–190. https://doi.org/10.3758/s13423-019-01656-z

Şencan, B. (2019). Theory of Mind in Major Depressive Disorder. Psikiyatride Guncel Yaklasimlar - Current Approaches in Psychiatry, 11(1), 39–51. https://doi.org/10.18863/pgy.383349

Smeets, T., Dziobek, I., & Wolf, O. T. (2009). Social cognition under stress: Differential effects of stress-induced cortisol elevations in healthy young men and women. Hormones and Behavior, 55(4), 507–513. https://doi.org/10.1016/j.yhbeh.2009.01.011

Wellman, H. M., & Liu, D. (2004). Scaling of theory-of-mind tasks. Child Development, 75(2), 523–541. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2004.00691.x

Wimmer, H., & Perner, J. (1983). Beliefs about beliefs: Representation and constraining function of wrong beliefs in young children’s understanding of deception. Cognition, 13, 103–128. https://doi.org/10.1002/app.25226

Yerushalmi, H. (2017). Creative Solutions and Development for Social Workers Treating People with Serious Mental Illness - Contributions from Supervision. Journal of Social Work Practice, 31(3), 293–306. https://doi.org/10.1080/02650533.2016.1253004

Zanatta, A. B., Lucca, S. R., Sobral, R. C., Stephan, C., & Bandini, M. (2019). Stress and coping among workers at psychosocial care centers in the interior of the state of Sao Paulo. Revista Brasileira de Medicina Do Trabalho, 17(1), 83–89. https://doi.org/10.5327/Z1679443520190300
Pubblicato
2023-11-23
Come citare
Spina, M. D., & Panciera, S. D. P. (2023). SOCIOCOGNIÇÃO E SAÚDE MENTAL: A ‘LEITURA DO OUTRO’ NO CUIDADO EM SAÚDE . Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.54826
Fascicolo
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus