PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES OBSERVADORES DE SITUAÇÕES DE BULLYING: ESTUDO QUALITATIVO

  • Claudio Romualdo Universidade de São Paulo
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo
  • Beatriz Oliveira Pereira
  • Adriana Moraes Leite Universidade de São Paulo
  • Túlio Gustavo do Prado Freitas Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes identificados como observadores de situações de bullying na perspectiva da promoção da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 20 estudantes que referiram ter testemunhado situações de bullying em uma escola do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, e analisada segundo os pressupostos da análise temática. Identificou-se que os participantes possuem bom conhecimento sobre o fenômeno, classificando-o como negativo ou prejudicial, principalmente para as vítimas. Contudo, essa compreensão não se converte em comportamentos de ajuda ou defesa das vítimas. Os estudantes revelaram que as intervenções antibullying devem reunir escola e famílias para enfrentarem o problema de forma interseccional. Os relatos coadunam-se com premissas da promoção da saúde sobre a necessidade de incentivar a participação, promover o empoderamento e reforçar comportamentos para manter ou melhorar o nível de bem-estar e autorrealização individual e de grupo. Conclui-se que observadores do bullying podem prevenir sua ocorrência, porém essa potência precisa ser explorada mediante ações institucionais que lhes permitam aumentar seu senso de autoeficácia e de responsabilidade coletiva.

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Biografia autore

Wanderlei Abadio de Oliveira, Universidade de São Paulo
Psicólogo com experiência em pesquisa na área da Saúde Coletiva. Doutorando em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (EERP/USP) e membro do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Atenção Primária de Saúde do Escolar (PROASE) da EEUSP/RP.

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Pubblicato
2025-12-17
Come citare
Romualdo, C., Oliveira, W. A. de, Santos, M. A. dos, Pereira, B. O., Leite, A. M., Freitas, T. G. do P., & Silva, M. A. I. (2025). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES OBSERVADORES DE SITUAÇÕES DE BULLYING: ESTUDO QUALITATIVO. Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.60844
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Sezione
Artigos originais

 

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