A INVENÇÃO DA IDEIA DE DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES E PROPOSTAS DIALÓGICAS

  • Fabio Nieto Lopez UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Denise Maria Barreto Coutinho UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Martin Domecq UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia
Palavras-chave: Desenvolvimento, psicologia do desenvolvimento, epistemologia da psicologia.

Resumo

Este artigo apoia-se nas contribuições teóricas de Pierre Bourdieu, Philippe Ariès e Michel Foucault com o objetivo de examinar conceitos e instituições centrais para a psicologia do desenvolvimento. Utilizando o recurso do distanciamento histórico para compor o debate epistemológico, observou-se que a noção de desenvolvimento sofre deslizamentos de significado em decorrência de transformações históricas que conduzem à formação dos Estados Nacionais, forjados no ideal de progresso. A noção de desenvolvimento recebe, assim, sustentação das instituições escolares, encarregadas da formação dos novos cidadãos, e se reforça com o contexto capitalista. Finalmente, debate-se como a psicologia do desenvolvimento, herdeira e colaboradora desse ideal – que alcançou conquistas, mas conhece paradoxos e contradições –, poderia reposicionar reflexivamente o conceito de desenvolvimento em diálogo com áreas diversas que sublinhem a importância do bem-viver coletivo, das relações comunitárias e ancestrais. Trata-se, portanto, de propor uma perspectiva dialógica pluriepistêmica como possibilidade de integração da psicologia ao mundo contemporâneo.

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Publicado
2017-03-28
Como Citar
Lopez, F. N., Coutinho, D. M. B., & Domecq, M. (2017). A INVENÇÃO DA IDEIA DE DESENVOLVIMENTO: REFLEXÕES E PROPOSTAS DIALÓGICAS. Psicologia Em Estudo, 22(1), 41-52. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.32409
Seção
Artigos originais

 

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