A LINGUAGEM NO AUTISMO
Resumo
O presente artigo ancora-se no estudo dos escritos autobiográficos da autista Lucy Blackman com o objetivo de elucidar a aquisição e o desenvolvimento da sua linguagem. A partir dessa análise, realçamos a distinção que a escritora realiza entre sua linguagem oral e sua linguagem escrita, descritas como uma forma de bilinguismo. Privilegiamos uma leitura psicanalítica lacaniana acerca da linguagem, enfocando a aquisição da linguagem como um processo de subjetivação, em torno do qual procuramos delimitar as especificidades desta no autismo. A opção de utilização do material autobiográfico como substrato da pesquisa, embora pouco usual no campo dos estudos em psicologia no tema do autismo, viabilizou uma quantidade significativa de dados clínicos ao abarcar 40 anos da vida de Lucy, articulando autores no interior da psicanálise que se dedicaram a pensar o autismo com os relatos autobiográficos, o que nos permitiu cumprir o objetivo proposto de aprofundar o conhecimento científico acerca do autismo.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.