O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO: UM ESTUDO DE CASO

  • Eveline Tonelotto Barbosa Pott Universidade Federal de São Carlos

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir o papel do contexto da universidade pública no processo de desenvolvimento humano destacando-se, em especial, sua função no que se refere à ampliação de um pensamento crítico-reflexivo que permite ao sujeito acessar a realidade a partir das multideterminações que a constitui. Para tanto, adotamos como pressuposto teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principal representante Vigotsky. Ainda, também utilizamos como fundamento teórico as ideias de Espinosa. O estudo foi realizado no contexto de uma universidade pública, localizada no interior de São Paulo, e teve como sujeito um aluno que se destacou na amostragem da coleta de informações de uma pesquisa de pós-doutorado. Nos resultados, constatamos que a universidade se configura enquanto importante espaço de formação, constituída por inúmeras e complexas situações sociais de desenvolvimento que permitem a vivência de relações que ampliam o modo como o sujeito compreende a si, o outro e a sociedade. Um dos aspectos que ressaltamos na análise foi em relação ao papel da universidade na formação do pensamento crítico, em especial pela superação de um pensamento individual, pautado na vontade própria, desenvolvendo no sujeito o comprometimento com a coletividade e as demandas da futura profissão. Sendo assim, o presente estudo é uma defesa da universidade pública e seu importante papel na transformação do sujeito e das relações sociais.

 

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Publiée
2024-11-19
Comment citer
Tonelotto Barbosa Pott, E. (2024). O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO: UM ESTUDO DE CASO . Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.56362
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