QUANDO AS MÃES FALAM: PERSPECTIVAS SOBRE OS PRIMEIROS SINAIS DE TEA

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo compreender percepções e vivências de mães que identificaram precocemente alterações no desenvolvimento de seus filhos e buscaram uma avaliação específica para suspeita de TEA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento exploratório e de caráter retrospectivo. Participaram duas mães de crianças com características sugestivas ao TEA que realizaram uma avaliação em um Serviço-Escola de Psicologia de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados, o comprometimento na linguagem e na interação social foram as primeiras alterações percebidas pelas mães. Tanto os primeiros sinais quanto a avaliação e a busca pelo diagnóstico foram permeados de diferentes sentimentos, como de medo e de preocupação. As mães salientaram a importância da avaliação precoce para o desenvolvimento, considerando a evolução comportamental de seus filhos. Ainda, são discutidas as implicações dos resultados do estudo para intervenções com as crianças com TEA e com sua família.

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Bibliographies de l'auteur

Jocelene Francine Schons, Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM

Psicóloga.

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Psicóloga, Mestre em Psicologia (Unisinos), Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijui).

Regina Basso Zanon, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS).

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Publiée
2025-08-25
Comment citer
Schons, J. F., Pezzi, F. A. S., & Zanon, R. B. (2025). QUANDO AS MÃES FALAM: PERSPECTIVAS SOBRE OS PRIMEIROS SINAIS DE TEA . Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.58919
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