O RENDIMENTO ESPORTIVO NO TRIATHLON A PARTIR DE ANÁLISE DAS ETAPAS DA COMPETIÇÃO

  • Gerson dos Santos Leite UNINOVE
  • Christiano Bertoldo Urtado UNIMEP
  • Felipe Fedrizzi Donatto UNIMEP
  • Jonato Prestes UNIMEP
  • Fernando Cezar Alves de Salles UNIFESP
  • João Paulo Borin UNIMEP
  • Dalton Muller Pessoa Filho UNESP
Palavras-chave: Triatlo, Treinamento, Planejamento

Resumo

O objetivo da pesquisa foi correlacionar o tempo da natação, ciclismo e corrida com o tempo final de prova, em diferentes etapas do Troféu Brasil de Triátlon (TBT). Para isso foram analisados os nove primeiros triatletas participantes de quatro etapas do TBT na temporada de 2004. Os dados foram analisados pela Anova e pelo coeficiente de correlação de Pearson, adotando p ≤ 0,05. Diferentes resultados para as quatro provas do TBT foram encontrados, já que para as provas 1 e 4 a corrida foi a modalidade que mais influiu no tempo final (r = 0,81; r = 0,84, respectivamente), diferentemente da prova 2 (r = 0,17) e da prova 3 (r = 0,56). Estes resultados sugerem que as etapas do TBT devem ser analisadas individualmente, podendo a etapa direcionar o treinamento para obtenção do melhor desempenho, tendo como base a especificidade de cada prova ao longo do ano

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Biografia do Autor

Gerson dos Santos Leite, UNINOVE
Possui Graduação em Educação Física pela Unesp e é Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: Performance Humana, Medidas e Avaliação, Fisiologia do Esporte. Atualmente é Professor da Universidade Nove de Julho e Professor Convidado na Universidade Estadual de Campinas Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Leite G dos S, Urtado CB, Donatto FF, Prestes J, Salles FCA de, Borin JP, Pessoa Filho DM. O RENDIMENTO ESPORTIVO NO TRIATHLON A PARTIR DE ANÁLISE DAS ETAPAS DA COMPETIÇÃO. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];17(1):37-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3370
Seção
Artigos Originais