<b>A dimensão atitudinal nas aulas de Educação Física: conteúdos selecionados pelos professores</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i2.7643

  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rita de Cássia Garcia Verenguer UUniversidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina
  • Edson Alves dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcelo Rocco de Almeida Pinto Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Educação física escolar, Currículo, Conteúdo atitudinal

Resumo

Considerando o professor de Educação Física como um disseminador de valores, atitudes e normas, o objetivo do estudo foi identificar os conteúdos atitudinais selecionados pelos professores e analisar as características dos conteúdos identificados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a observação de 50 aulas de três professores de Educação Física. Verificou-se que os professores selecionam inúmeras normas, atitudes e valores para ensinar em suas aulas e que esses conteúdos podem ser classificados em três categorias: reguladores do comportamento dos alunos, relacionados à convivência humana e específicos da Educação Física. Há ainda um conjunto de valores e atitudes próprios do professor, que interferem em suas escolhas e precisam ser melhor compreendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Mestre do Curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rita de Cássia Garcia Verenguer, UUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Jeane Barcelos Soriano, Universidade Estadual de Londrina
Professora Adjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina
Edson Alves dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Licenciado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Marcelo Rocco de Almeida Pinto, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Licenciado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Publicado
2010-06-17
Como Citar
1.
Freire E dos S, Verenguer R de CG, Soriano JB, Santos EA dos, Almeida Pinto MR de. <b>A dimensão atitudinal nas aulas de Educação Física: conteúdos selecionados pelos professores</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i2.7643. JPhysEduc [Internet]. 17º de junho de 2010 [citado 10º de setembro de 2025];21(2):223-35. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7643
Seção
Artigos Originais