ALGUNS PASSOS HISTÓRICOS DA HUMANIDADE E DA CIÊNCIA À CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
HISTORICIDADE, CONHECIMENTO, CIÊNCIA
Resumo
A história do conhecimento se confunde com a própria história da humanidade, visto que é no humano, ou melhor, é na caminhada do tornar-se humano que o conhecimento se constrói na relação com o outro. Não existe o humano desassociado do conhecimento, mas é sobre as diferentes formas de conhecer que a ciência deu seusprimeiros passos emancipando a si e a homens e mulheres, como seres históricos, sociais e culturais. Da mesma forma que o humano foi tornando-se mais razoável consigo, com o outro e com a natureza estabeleceu relações mediadas por diferentes instrumentos culturais. Tais artefatos se manifestam através do avanço tecnológico, social e cultural que se acumula nas diferentes formas de viver e conviver das sociedades contemporâneas. E aescola, principalmente a educação escolar básica, define-se como espaço privilegiado de acesso ao saber culturalque vem sendo acumulado de geração em geração, tornando-se essencial uma compreensão acerca dos passos históricos da ciência quando se discute a racionalidade que orienta o ensino como herança social e cultural, temática central desse texto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-25
Como Citar
Ritter-Pereira, J., & Pansera-de-Araujo, M. C. (2011). ALGUNS PASSOS HISTÓRICOS DA HUMANIDADE E DA CIÊNCIA À CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO. Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 181-189. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.10594
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.