Formação de professores em informática na educação para a educação básica: análise de dissertações e teses

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Palavras-chave: Formação de professores, Educação Básica, Informática na Educação, Experiências teóricas e práticas

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa maior intitulada “Avaliação dos cursos de formação continuada a distância de professores para a Educação Básica no Brasil: o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre  – RS”. Neste trabalho, buscamos mapear a  produção de dissertações e teses sobre a formação de educadores em Informática para a Educação Básica, a partir de descritores como: Núcleos de Tecnologias Educacionais e Formação de Professores de Informática na Educação. Portanto, é uma pesquisa bibliográfica. Uma leitura flutuante das dissertações e teses em discussão nos instigou a dividilos em seis grandes focos de análise. Neste artigo, centramos nossa discussão em torno da Formação de Professores em Informática para a Educação Básica. Foram analisados 63 trabalhos que discutem a temática a partir de diferentes concepções, diferentes ângulos e ou mesmo de diferentes enfoques. Noentanto, todos buscam, à sua maneira, problematizar a Formação Inicial e ou Continuada de Professores em Informática na Educação para a Educação Básica, contribuindo assim na preparação do professor para educar na e para a Sociedade da Informação e da Comunicação

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Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Faculdade de Educação Informática na Educação
Folha de rosto
Publicado
2012-09-10
Como Citar
Orth, M. A. (2012). Formação de professores em informática na educação para a educação básica: análise de dissertações e teses. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 79-89. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.14261
Seção
Artigos