TELETANDEM: CRENÇAS E RESPOSTAS DOS ALUNOS.

  • João Antônio Telles Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis.
  • Fábio Augusto Maroti UNESP
Palavras-chave: crenças, motivação, autonomia, consciência, tandem

Resumo

O presente artigo se insere dentro de um conjunto de trabalhos de pesquisa referentes ao Projeto TELETANDEM Brasil: Línguas estrangeiras para todos, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista. Um dos objetivos do projeto é a investigação dos processos comunicativos de ensino/aprendizagem in-tandem. Neste artigo enfocamos alguns casos de sucesso e insucesso de teletandem. As análises são feitas a partir da perspectiva hermenêutico-fenomenológica de pesquisa qualitativa, buscando compreender quais aspectos contribuem e obstruem a interação à longa distância pelo teletandem. Os estudos de casos enfocam problemas encontrados pelos alunos e nossas tentativas de propor explicações e soluções. Alguns desses problemas estão ligados às crenças dos praticantes acerca de autonomia e de motivação. Concluímos o artigo com algumas reflexões acerca do ensino/aprendizagem in-tandem no contexto virtual no qual se insere o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Antônio Telles, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis.
Joao Antonio Telles concluiu o doutorado em Lingüística Educacional no OISE - Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, em 1996 e seu pós-doutorado na Université Charles-de-Gaulle, Lille III, França, em 2003. Atualmente é Professor Adjunto, Livre-Docente no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis-SP, onde leciona Prática de Ensino de Língua Inglesa na graduação. No semestre de agosto a dezembro de 2010, atua como professor convidado pela Georgetown University (Washington, DC, EUA), Department of Spanish and Portuguese, ministrando aulas de Português - Língua estrangeira e CALL Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Assistida por Computadores. No Programa de Pós-Graduação da UNESP - S.J. do Rio Preto (Estudos Lingüísticos - Lingüística Aplicada), orienta dissertações e teses nas áreas de formação do professor de línguas e ensino/aprendizagem de línguas materna e estrangeira. Publicou 16 artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior e 37 trabalhos em anais de eventos.
Publicado
2011-08-24
Como Citar
Telles, J. A., & Maroti, F. A. (2011). TELETANDEM: CRENÇAS E RESPOSTAS DOS ALUNOS. Teoria E Prática Da Educação, 12(1), 37-58. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i1.14291
Seção
Artigos