DIDÁTICA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA

  • Larissa de Brito Feitosa Univesidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cássio Adriano Braz de Aquino Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Didática do Ensino Superior, formação docente, teoria e prática.

Resumo

O texto traz reflexões a partir de experiência ocorrida durante o Mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da disciplina de Didática do Ensino Superior ofertada para diversos programas pela Faculdade de Educação. A disciplina, de conteúdo mais teórico, propiciou discussões e reflexões sobre a importância da Didática, especialmente, no âmbito do Ensino Superior, onde não se percebe como prioridade a formação do corpo docente em programas de graduação e pós-graduação. Ao longo do texto, são abordados temas trabalhados em aula que envolveram o contexto das Universidades, a formação docente, os fundamentos epistemológicos do processo de ensino e de aprendizagem, a Didática e planejamento de ensino, que estiveram mais intimamente ligados à vivência propiciada pelo Estágio em Docência ocorrida no mesmo período, aliando, assim, teoria e prática. A experiência ocorreu no momento em que se iniciava a avaliação do Projeto político pedagógico do Curso de Psicologia da UFC e reflexões surgidas visam, assim, contribuir para a consolidação do referido Projeto, bem como para a formação de docentes mais críticos e cientes de seu compromisso social e político. A experiência mostra também a importância de espaços de discussão sobre a temática para a formação docente, tendo em vista demandar não apenas conhecimentos técnicos, mas envolver aspectos políticos, sociais, culturais, afetivos, dentre outros. Mais do que conhecimentos técnicos, a experiência mostrou que o estabelecimento de uma relação afetiva e uma postura mais participativa e crítica ampliam os horizontes do aprendizado e transformam pessoas.


Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-24
Como Citar
Feitosa, L. de B., & Aquino, C. A. B. de. (2011). DIDÁTICA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 13(1), 65-74. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i1.15336
Seção
Artigos