O ESPAÇO DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE ALUNAS-PROFESSORAS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Formação de professores, experiência profissional, Curso de Pedagogia.
Resumo
Este trabalho aborda o modo como alunas-professoras e professores-formadores percebem o sentido e o espaço para relatos de experiências profissionais de tais alunas em um Curso de Pedagogia, tendo em vista a explicitação de convergências e divergências entre os diferentes sujeitos entrevistados. Procuramos compreender fundamentalmente se existem focos de tensão entre a teoria e a prática dentro da formação, se há espaço nas disciplinas para discussões acerca das experiências das alunas-professoras e se tais experiências são aproveitadas como material de ensino-aprendizagem da profissão docente. Os resultados obtidos revelam algumas nuances e a intensidade do desencontro entre abordagens teóricas e experiências vivenciadas pelas alunas que já atuam na Educação Básica. Evidencia-se como as teorias das aulas na Pedagogia e a prática profissional, desassociadas desde suas condições de produção, mantém-se com baixo nível de articulação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-24
Como Citar
Miranda, C. de M., & Leal, M. C. (2011). O ESPAÇO DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE ALUNAS-PROFESSORAS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 169-179. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15345
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.