PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A ALIMENTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA

  • Ellen Beatriz Pietruszynski UFSC
  • Karine Andrea Albiero UFSC
  • Grasiela Pöpper UFSC
  • Patrícia Fonseca Teixeira UFSC
Palavras-chave: nutrição, pedagogia, didática, alimentação.

Resumo

A inserção do alimento nas práticas pedagógicas no ensino fundamental é uma opção para efetivar ações de promoção da saúde na escola, possibilitando a formação de indivíduos conscientes e com hábitos de vida saudáveis. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de educação nutricional para as séries iniciais do ensino fundamental, de forma conjugada com os conteúdos curriculares propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacional.  Essa proposta baseia-se em alguns princípios teóricos: a afirmação de bons hábitos alimentares ocorre na infância e é influenciado pelo ambiente escolar, o que justifica a utilização do alimento como elemento da aprendizagem, promovendo a familiarização da criança com os alimentos e incentivando o consumo; a grande quantidade de conteúdos curriculares e a variedade de compromissos pedagógicos durante ano letivo dificultam a realização de atividades extraclasse que envolvam alimentação; a construção do conhecimento ocorre na interação dos sujeitos, de forma dinâmica e lúdica, portanto, sugere-se a execução de práticas pedagógicas lúdicas e coletivas, e também previamente planejadas, com objetivos e métodos claros; por fim, considerou-se que a figura do professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem, como mediador do conhecimento, o que favoreceu a sua inserção como ator principal das atividades de educação nutricional, sob a orientação do nutricionista. A proposta apresentada neste artigo pode auxiliar na construção de um modelo de aprendizagem em educação nutricional e educação em saúde que seja compromisso de professores e nutricionistas, em uma ação constante e conjunta, e lado a lado com a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-24
Como Citar
Pietruszynski, E. B., Albiero, K. A., Pöpper, G., & Teixeira, P. F. (2011). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A ALIMENTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA. Teoria E Prática Da Educação, 13(2), 223-229. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15348
Seção
Relatos de Experiência