ÍNDIOS E NATUREZA NA LITERATURA PARA CRIANÇAS

  • Iara Tatiana Bonin ULBRA
  • Daniela Ripoll ULBRA
Palavras-chave: Literatura infantil, representações, índios, natureza

Resumo

Na atualidade há um amplo panorama de produções – escolares, midiáticas, literárias – que se dedicam àabordagem das diferenças étnicas e culturais, motivadas, em grande parte, pelos discursos em prol dadiversidade. No presente artigo são discutidas algumas representações de índio e de natureza constituídasem 23 obras de literatura infantil contemporânea. Ao examinar tais narrativas foram considerados, emparticular, os efeitos da estreita vinculação estabelecida entre índio e natureza, que colaboram para definirquem são e como vivem os povos indígenas. Observou-se que, nas narrativas consideradas neste estudo, anatureza é representada como um recurso a ser utilizado, manipulado, controlado pelos seres humanos e,neste caso, os índios seriam aqueles que conhecem, dominam e exploram seu meio. A natureza é tambémrepresentada como algo que possui um valor inestimável e, assim, os índios seriam guardiões destetesouro e de um saber ancestral a ele relacionado. Observa-se, nas obras analisadas, certa tendência àrepresentação humanizada da natureza e também certo apelo à harmonia que marcaria o viver indígena,quando imerso neste mundo natural. Neste sentido, exploram-se, por exemplo, imagens dos índios comoseres que não se cansam de contemplar o esplendor de natureza. Observa-se, assim, que a literatura que seoferece às crianças leitoras do século XXI também possui um importante teor pedagógico e que, por meiode narrativas variadas, estas obras ensinam sobre a natureza e sobre os sujeitos que a habitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, ULBRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Daniela Ripoll, ULBRA
Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação - Av. Farroupilha,8001 prédio 14 - sala 217 – CEP: 92425-900 - Canoas, RS
Publicado
2012-01-02
Como Citar
Bonin, I. T., & Ripoll, D. (2012). ÍNDIOS E NATUREZA NA LITERATURA PARA CRIANÇAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 19-29. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15669
Seção
Artigos