OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

  • Manoel Oriosvaldo de Moura USP
  • Marta Sueli de Faria Sforni UEM
  • Eliane Sampaio Araújo USP
Palavras-chave: Objetivação, Apropriação, Atividade Orientadora de Ensino, Teoria da Atividade

Resumo

Este artigo é dedicado à discussão de alguns pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), segundo aTeoria da Atividade de Leontiev. A AOE tem como elementos estruturantes: a intencionalidade do professor; aexplicitação de uma situação-problema desencadeadora da aprendizagem; momentos de interação entre ascrianças, o professor e o objeto do conhecimento, em busca de possíveis formas de resolução do problemaapresentado; momentos coletivos de análise e síntese das resoluções encontradas. Entre esses elementos,privilegia-se a análise da situação problema desencadeadora da aprendizagem, destacando-se os conceitos deobjetivação e de apropriação para justificar a presença da situação-problema como elemento da AtividadeOrientadora de Ensino. Ao final, é apresentado um exemplo de uma atividade de ensino de matemática,organizada conforme os pressupostos discutidos ao longo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Oriosvaldo de Moura, USP
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.Professor Titular da Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo. Endereço: USP,Departamento de Metodologia do Ensino e EducaçãoComparada.
Marta Sueli de Faria Sforni, UEM
Doutora em Educação pela Universidade de SãoPaulo. Professora do Departamento de Teoria e Práticada Educação e do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Estadual de Maringá.
Eliane Sampaio Araújo, USP
Doutora em Educação pela Universidade de SãoPaulo, Pós-Doutora pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professora do Departamento de Psicologia eEducação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrasde Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo(FFCLRP/USP)
Publicado
2012-01-02
Como Citar
Moura, M. O. de, Sforni, M. S. de F., & Araújo, E. S. (2012). OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 39-50. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15674
Seção
Artigos