FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ESCOLA: RELAÇÕES EM FOCO

  • Letícia Casanova UNIVALI
  • Valéria Silva Ferreira UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina
Palavras-chave: Família, Creche, Educação infantil

Resumo

É esperado que as mães trabalhem e que elas devem se responsabilizar pelos cuidados dos filhospequenos, e é neste conflito entre o trabalho e o filho que atualmente as famílias recorrem às creches. Asfamílias de baixa renda recorrem ainda aos serviços das creches pela impossibilidade de manterfinanceiramente seus bebês. As creches públicas servem alimentos e produtos de higiene sem ônus para asfamílias. A relação família e creche e as produções sobre essa temática serão o foco deste artigo, que sepropõe a apresentar as pesquisas que se dedicaram a este tema no período entre 2004 e 2009, publicadasnas bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, Scielo, Altavista, Lilacs e trabalhosapresentados na reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisadores em Educação(ANPED) e publicados no homepage no período. Nas pesquisas apresentadas foram utilizadosinstrumentos de coleta de dados que se limitam a entrevista semiestruturada e estudo de caso.Constataram-se, com menos frequência, outros instrumentos, como: vídeo, análise documental equestionário com perguntas abertas. Observa-se que todos os estudos tratam da relação família-escolacomo indispensável para o desenvolvimento, tanto da escola, quanto das famílias, mas principalmente dascrianças. Um ponto se torna fundamental na análise e na reflexão ao que se refere à relação família ecreche: o que a creche comunica aos pais? Como os pais veem a creche em seu âmbito educativo? O queeles de fato conhecem sobre a instituição? O que sabem que seus filhos fazem lá? E como sabem?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Casanova, UNIVALI
Universidade do Vale do Itajaí, Mestrado Em Educação
Valéria Silva Ferreira, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina
Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação.Coordena o Grupo de pesquisa Contextos Educativos e Prática Docente.
Publicado
2012-01-02
Como Citar
Casanova, L., & Ferreira, V. S. (2012). FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ESCOLA: RELAÇÕES EM FOCO. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 51-63. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15676
Seção
Artigos