BRINQUEDO: ELEMENTO CULTURAL E PROMOTOR DE HUMANIZAÇÃO
Palavras-chave:
brinquedo, infância, educação, cultura
Resumo
Instituições de Educação Infantil, de modo geral, não têm considerado a perspectiva das crianças, isto é,suas maneiras de compreender e viver no mundo. Nesse contexto, o brinquedo não tem sido apreciadocomo fonte de conhecimento e de desenvolvimento da criança. O presente artigo traz resultados de umapesquisa que procurou compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituiçõeseducacionais e quais são as concepções de brincar e de criança que têm os professores investigados. Apesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se como descritivo-interpretativa e buscou suporte,sobretudo, na Teoria Histórico Cultural. Os resultados revelaram que instituições e educadores dainfância não dominam uma base teórica sólida que permite contemplar o brinquedo e a brincadeira nocontexto educacional, com clareza das suas finalidades. Os brinquedos, embora sejam empregados quasetodos os dias nas instituições de Educação Infantil, não são vistos como elementos da cultura nem comopromotores do desenvolvimento infantil. Dessa forma, são utilizados de maneira reducionista, apenaspara a promoção de atividades lúdicas como meios de ocupação das crianças em situações nãosistematizadas ou, ainda, para o ensino de conteúdos específicos, empobrecendo, desse modo, o valoreducativo e cultural da atividade. Espera-se com este artigo suscitar reflexões e reforçar a urgência daconstrução de práticas educativas que concebam as crianças como protagonistas no processo educativo eo brinquedo como suporte da atividade lúdica, privilegiada promotora de humanização no contexto daeducação para a infância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-01-02
Como Citar
Lima, J. M. de, & Aparecida, L. (2012). BRINQUEDO: ELEMENTO CULTURAL E PROMOTOR DE HUMANIZAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 65-78. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15677
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.