PARA ALÉM DA SALA DE AULA: RETENÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Transferência de aprendizagem, Retenção, Estratégias de aprendizagem, Inglês como língua estrangeira
Resumo
Considerando que o objetivo central da Educação é ensinar para além da sala de aula, contribuindo, dessa forma, para a autonomia do aprendiz, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva e exploratória que buscou investigar, por meio de uma revisão da literatura, se a retenção e a transferência de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira com foco no processo de leitura tem merecido a atenção dos pesquisadores nos últimos dez anos. O corpus da pesquisa foi formado de produções acadêmicas (teses e dissertações) desenvolvidas no Brasil e alguns artigos de revistas e jornais estrangeiros, publicados no período de 1999 a 2010. Os resultados, alcançados por meio de uma análise qualitativa, sugerem que a retenção e a transferência da aprendizagem de inglês como língua estrangeira como resultado do ensino explícito das estratégias de aprendizagem não tem merecido destaque nos estudos brasileiros. No âmbito internacional, constatamos que esses processos têm despertado o interesse dos pesquisadores nos últimos dez anos, embora os efeitos da intervenção em longo prazo não tenham sido evidenciados na maioria dos estudos. Dessa forma, este trabalho pretende não apenas fornecer uma visão geral das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no país e no exterior, mas acima de tudo despertar o olhar dos pesquisadores para a relevância e necessidade dos estudos sobre a retenção e atransferência da aprendizagem para outros contextos além da sala de aula, uma vez que esses são fatores que promovem verdadeiro sentido à Educação.Downloads
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Publicado
2012-01-02
Como Citar
Seba, R. G., & Queiroz, S. S. de. (2012). PARA ALÉM DA SALA DE AULA: RETENÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 89-97. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15678
Edição
Seção
Artigos
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