OS SABERES DA ESCOLA SOBRE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
Palavras-chave:
Educação, Educação especial, Educação inclusiva, Saberes da Escola
Resumo
A motivação inicial para a realização da pesquisa que o presente texto pretende relatar consistiu nos questionamentos em torno do processo e dos pressupostos que envolvem a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. O estudo objetivou desvelar os saberes que a escola construiu a respeito da Educação Inclusiva após experiência dos profissionais com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Nesse direcionamento, empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso junto a uma escola pública de ensino básico. Um aporte teórico sobre inclusão, principalmente a educacional, fundamentou o trabalho, cujos dados foram recolhidos por intermédio de entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa dez profissionais que atuavam na escola e que possuíam experiência anterior com a inclusão de aluno com deficiência no ensino regular. Os dados recolhidos e reunidos em um plano de análise foram discutidos a partir de categorias identificadas, apontando como resultado para uma singularidade que parece existir na implementação da proposta inclusiva no contexto de cada instituição escolar, pois, como processo, com base nos princípios da Educação Inclusiva, pode ser construído, aprendido pela comunidade escolar como um todo, e, particularmente com o saber construído pelo profissional que nele atua.Downloads
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Publicado
2012-02-21
Como Citar
Miranda, C. R. S., & Marquezine, M. C. (2012). OS SABERES DA ESCOLA SOBRE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 119-129. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.16110
Edição
Seção
Artigos
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