Reformas educacionais na América Latina: abordagens sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica no Brasil e México

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucia de Fátima Valente Universidade Federal de Uberlândia
  • Idalice Ribeiro Silva Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Reformas educacionais, América Latina, trabalho docente, avaliação sistêmica.

Resumo

O presente artigo analisa aspectos concernentes às reformas educacionais na América Latina,
problematizando especificamente, os efeitos dessas reformas sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica.
O objetivo desse estudo é apresentar um panorama dos principais elementos que definem e estruturam o
trabalho docente na realidade brasileira e mexicana e seus nexos com as mutações constituídas na
materialidade da organização do trabalho escolar na esfera micro e os condicionantes de natureza
macrossociais. Identificam-se, ainda, problemas em relação às regras, formatos e injunções produzidos pelas
reformas e seus efeitos sobre o trabalho docente, mediante análises que buscam um paralelo entre as
regularidades, similaridades e especificidades entre o contexto educativo do Brasil e do México.

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Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado em educação pela Université Paris X (2011), como bolsista sênior do CNPq. É pesquisadora associada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis - Políticas, Educação e Cidadania (UFU), com financiamento pela FAPEMIG. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição.Tem experiência na área de Educação, com ênfase e publicações nos seguintes temas: trabalho docente; gestão escolar; reformas educacionais; relação público-privado e políticas curriculares.
Lucia de Fátima Valente, Universidade Federal de Uberlândia
Graduada em Pedagogia e Direito pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro - Fenord (1991 - 1997), especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestre e doutora em educação pela mesma universidade (2002-2011). É professora da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus do Pontal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais; organização do trabalho pedagógico, projeto político pedagógico, planejamento educacional e escolar, avaliação e formação docente.
Idalice Ribeiro Silva Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2007), com estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (CETSAH/Cenre Edgar Morin/EHESS), Paris, mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2000), especialização em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência docente em instituições educacionais públicas e privadas, nas áreas de Sociologia, Antropologia, Educação, Metodologia Científica e História. Como pesquisadora atua nas áreas de Sociologia (Sociedade, Política, Trabalho, Educação) e História Social e Política do Brasil. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, MG.
Publicado
2013-09-01
Como Citar
Silva, M. V., Valente, L. de F., & Silva Lima, I. R. (2013). Reformas educacionais na América Latina: abordagens sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica no Brasil e México. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 39-54. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.17413
Seção
Artigos