Reformas educacionais na América Latina: abordagens sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica no Brasil e México
Resumo
O presente artigo analisa aspectos concernentes às reformas educacionais na América Latina,
problematizando especificamente, os efeitos dessas reformas sobre o trabalho docente e a avaliação sistêmica.
O objetivo desse estudo é apresentar um panorama dos principais elementos que definem e estruturam o
trabalho docente na realidade brasileira e mexicana e seus nexos com as mutações constituídas na
materialidade da organização do trabalho escolar na esfera micro e os condicionantes de natureza
macrossociais. Identificam-se, ainda, problemas em relação às regras, formatos e injunções produzidos pelas
reformas e seus efeitos sobre o trabalho docente, mediante análises que buscam um paralelo entre as
regularidades, similaridades e especificidades entre o contexto educativo do Brasil e do México.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.