História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (UNO) -1940-1970
Palavras-chave:
Fronteira Brasil-Paraguai, Formação de professores, República
Resumo
Este artigo se inscreve na teia de esforços acadêmicos que vem desenvolvendo pesquisas sobre instituições escolares no Brasil desde os anos de 1990. A intenção é garantir visibilidade à história da educação e às instituições escolares formadoras de professores, com destaque para o município de Dourados entre os anos de 1940 e 1970. A análise regional foi realizada à luz do contexto econômico,político, social e cultural brasileiro, consoante com as reflexões de Peter Burke (1992) que interpreta as ações humanas cotidianas na perspectiva da história total, privilegiando abordagens regionais. Foi utilizado também o viés interpretativo oferecido pela historiografia recente (francesa e inglesa) no que tange a leituras, escritas e interpretações históricas. A ideia foi procurar identificar a forma como em diferentes localidades ou em temporalidades distintas um fenômeno social é construído. Documentos oficiais, editoriais da imprensa, registros escolares, depoimentos orais representam algumas das fontes utilizadas. A carência de trabalhos sobre os aspectos educacionais na região determinou a necessidade de se realizar um estudo específico sobre as dimensões históricas da Escola Normal “Instituto Educacional de Dourados” hoje, Escola Franciscana Imaculada Conceição, a qual encontra-se assentada em Dourados desde 1955. Emergiram daí a análises sobre as formas de representação municipal e sua localização emárea de fronteira (Brasil-Paraguai), cujo cenário envolve história política de expansão, construção social e identitária e memóriaDownloads
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Publicado
2012-09-16
Como Citar
Brazil, M. do C., & Mancini, A. P. G. (2012). História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (UNO) -1940-1970. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 123-136. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18622
Edição
Seção
Artigos
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