História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (UNO) -1940-1970

  • Maria do Carmo Brazil UFGD
  • Ana Paula Gomes Mancini UFGD
Palavras-chave: Fronteira Brasil-Paraguai, Formação de professores, República

Resumo

Este artigo se inscreve na teia de esforços acadêmicos que vem desenvolvendo pesquisas sobre instituições escolares no Brasil desde os anos de 1990. A intenção é  garantir visibilidade à história da educação e  às instituições escolares formadoras de professores, com destaque para o município de Dourados entre os anos de 1940 e 1970. A análise regional foi realizada à luz do contexto econômico,político, social e cultural brasileiro, consoante com as reflexões de Peter Burke (1992) que interpreta as ações humanas cotidianas na perspectiva da história total, privilegiando abordagens regionais. Foi utilizado também o viés interpretativo oferecido pela historiografia recente (francesa e inglesa)  no que tange a leituras, escritas e interpretações históricas. A ideia foi procurar identificar a forma como em diferentes localidades ou em temporalidades distintas um fenômeno social é construído. Documentos oficiais, editoriais da imprensa, registros escolares, depoimentos orais representam algumas das fontes utilizadas. A carência de trabalhos sobre os aspectos educacionais na região determinou a necessidade de se realizar um estudo específico sobre as dimensões históricas da Escola Normal “Instituto Educacional de Dourados” hoje, Escola Franciscana Imaculada Conceição, a qual encontra-se assentada em Dourados desde 1955. Emergiram daí a análises sobre as formas de representação municipal e sua localização emárea de fronteira (Brasil-Paraguai), cujo cenário envolve história política de expansão, construção social e identitária e memória

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Brazil, UFGD
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Professora Titular em História do Brasil da Universidade Federal da Grande Dourados. Docente da Faculdade de Educação. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD. Atualmente faz parte da Comissão Editorial da Revista História & Luta de Classes. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social. Disciplinas ministradas ou em curso: História Regional, Pesquisa Histórica,História do Brasil (Império), Educação e História da África, Currículo e Diversidade (Curso de Graduação); Tópicos de Historiografia, Poder e Instituições, Historiografia da Educação Brasileira (Pós-Graduação)
Ana Paula Gomes Mancini, UFGD
Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre e Doutora em Educação. Responsável por disciplina que desenvolvem temas ligados à Formação de Professores, História da Educação no Brasil e Pesquisa e Currículo Educacional. Coordena o “Projeto Os Grupos Escolares e a Escolarização da Infância do Sul de Mato Grosso 1940-1970”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Publicado
2012-09-16
Como Citar
Brazil, M. do C., & Mancini, A. P. G. (2012). História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (UNO) -1940-1970. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 123-136. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18622
Seção
Artigos