Educação a Distância e uso de tecnologias digitais: o que há de “novo”?
Resumo
Neste artigo, procuramos responder à seguinte questão: o uso das tecnologias digitais na EaD tem
possibilitado novos processos de comunicação síncronos e assíncronos entre sujeitos (professores, tutores e
outros alunos) e novas formas de disponibilização e uso de material didático? Para responder a essa questão,
analisamos trabalhos aprovados na área temática AT5 – Inovação em TDIC para EAD do IX Congresso
Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Esse evento é uma realização periódica da Associação
Universidade em Rede (UniRede), que teve como tema na edição de 2012 a “Educação a Distância:
Semeando Cidadania”. A escolha por analisar esses artigos se deve ao fato de ser um evento recente em que
as principais “novidades” da área de pesquisa poderiam/deveriam ser apresentadas. A partir da análise,
chegamos à conclusão de que há tentativas e iniciativas tímidas de uso das tecnologias digitais nos processos
de comunicação e nas formas de disponibilização e uso de material didático, mas estas ainda não são
inovadoras do ponto de vista metodológico. Essas iniciativas e tentativas não ocorrem em espaços coletivos
de discussão em um diálogo contínuo entre professores, tutores, gestores e alunos de cursos em EaD.
Portanto, fazem-se necessários mais investimentos em pesquisas, experimentações e desenvolvimento de
projetos inovadores que favoreçam o uso de tecnologias digitais em processos de comunicação, uso e
disponibilização de materiais didáticos fundamentados em ações comunicativas.
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