Educação a Distância e uso de tecnologias digitais: o que há de “novo”?

  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná
  • Suely Scherer Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Processos de Comunicação, Material Didático

Resumo

Neste artigo, procuramos responder à seguinte questão: o uso das tecnologias digitais na EaD tem
possibilitado novos processos de comunicação síncronos e assíncronos entre sujeitos (professores, tutores e
outros alunos) e novas formas de disponibilização e uso de material didático? Para responder a essa questão,
analisamos trabalhos aprovados na área temática AT5 – Inovação em TDIC para EAD do IX Congresso
Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Esse evento é uma realização periódica da Associação
Universidade em Rede (UniRede), que teve como tema na edição de 2012 a “Educação a Distância:
Semeando Cidadania”. A escolha por analisar esses artigos se deve ao fato de ser um evento recente em que
as principais “novidades” da área de pesquisa poderiam/deveriam ser apresentadas. A partir da análise,
chegamos à conclusão de que há tentativas e iniciativas tímidas de uso das tecnologias digitais nos processos
de comunicação e nas formas de disponibilização e uso de material didático, mas estas ainda não são
inovadoras do ponto de vista metodológico. Essas iniciativas e tentativas não ocorrem em espaços coletivos
de discussão em um diálogo contínuo entre professores, tutores, gestores e alunos de cursos em EaD.
Portanto, fazem-se necessários mais investimentos em pesquisas, experimentações e desenvolvimento de
projetos inovadores que favoreçam o uso de tecnologias digitais em processos de comunicação, uso e
disponibilização de materiais didáticos fundamentados em ações comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná

Professora doutora da Universidade Federal do Paraná.
Atuando na graduação de Comunicação Social e nos
programas de Pós-Graduação em Comunicação e Educação

Suely Scherer, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Federal do Mato
Grosso do Sul. Atuando no curso de Licenciatura em
Matemática e nos programas de Pós – Graduação em
Educação e Educação Matemática 

Publicado
2014-05-05
Como Citar
Brito, G. da S., & Scherer, S. (2014). Educação a Distância e uso de tecnologias digitais: o que há de “novo”?. Teoria E Prática Da Educação, 16(1), 71-80. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i1.23764
Seção
Artigos