A presença dos institutos federais na Universidade Aberta do Brasil: um breve retrato
Resumo
A educação a distância tem crescido de forma exponencial no Brasil, principalmente depois da criação da
Universidade Aberta do Brasil (UAB). A participação de todas as instituições públicas de Ensino Superior, a
propósito, tem crescido em número de ofertas, em quantidade de cursos e em número de polos. A
participação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) nessa oferta, no entanto, ainda se
dá de forma tímida. Das 103 instituições participantes da UAB, apenas 17 são IF. O foco deste artigo é traçar
um retrato da participação dos IF na UAB, indicando seus principais cursos e os diferentes níveis de oferta.
Para a consecução desse objetivo, fizemos análise de documentos oficiais como leis e decretos educacionais e
a consulta ao SisUAB (http://sisuab.capes.gov.br/sisuab), plataforma de apoio à execução, ao
acompanhamento e à gestão das ações da UAB por parte de Coordenadores UAB e da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para desenvolvermos esse caminho, faz-se necessário
construir um breve histórico dessa instituição ao mesmo tempo tão recente e tão antiga, discutindo a sua
realidade e a sua função educacional. Além disso, também é importante apresentarmos outras ofertas de EaD
que fazem parte da realidade dos institutos, com maior peso, talvez, que a UAB. A partir desse panorama,
observamos a presença dos institutos na UAB, indicando os institutos que ofertam e os cursos ofertados com
dados retirados do sistema de dados da UAB, o SisUAB, em dezembro de 2012.
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