A presença dos institutos federais na Universidade Aberta do Brasil: um breve retrato

  • Ilane Ferreira Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ana Lúcia Sarmento Henrique Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil, Educação Profissional, Educação a distância, Rede E-tec

Resumo

A educação a distância tem crescido de forma exponencial no Brasil, principalmente depois da criação da
Universidade Aberta do Brasil (UAB). A participação de todas as instituições públicas de Ensino Superior, a
propósito, tem crescido em número de ofertas, em quantidade de cursos e em número de polos. A
participação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) nessa oferta, no entanto, ainda se
dá de forma tímida. Das 103 instituições participantes da UAB, apenas 17 são IF. O foco deste artigo é traçar
um retrato da participação dos IF na UAB, indicando seus principais cursos e os diferentes níveis de oferta.
Para a consecução desse objetivo, fizemos análise de documentos oficiais como leis e decretos educacionais e
a consulta ao SisUAB (http://sisuab.capes.gov.br/sisuab), plataforma de apoio à execução, ao
acompanhamento e à gestão das ações da UAB por parte de Coordenadores UAB e da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para desenvolvermos esse caminho, faz-se necessário
construir um breve histórico dessa instituição ao mesmo tempo tão recente e tão antiga, discutindo a sua
realidade e a sua função educacional. Além disso, também é importante apresentarmos outras ofertas de EaD
que fazem parte da realidade dos institutos, com maior peso, talvez, que a UAB. A partir desse panorama,
observamos a presença dos institutos na UAB, indicando os institutos que ofertam e os cursos ofertados com
dados retirados do sistema de dados da UAB, o SisUAB, em dezembro de 2012.

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Biografia do Autor

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Portuguesa. Coordenadora de Cursos Superiores e de Pós-graduação do Campus EaD.
Coordenadora UAB/IFRN

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Portuguesa. Diretora Acadêmica do
Campus EaD/IFRN

Publicado
2014-05-05
Como Citar
Cavalcante, I. F., & Henrique, A. L. S. (2014). A presença dos institutos federais na Universidade Aberta do Brasil: um breve retrato. Teoria E Prática Da Educação, 16(1), 125-136. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i1.23768
Seção
Artigos