Participação e aprendizagem nos projetos sociais do povo Indígena Xakriabá – explorando possibilidades de análise
Resumo
O artigo retoma parcialmente uma pesquisa concluída em 2012, na qual foram investigadas práticas de associativismo do povo indígena Xakriabá, focalizando a participação dos sujeitos na elaboração, implantação e gestão dos projetos sociais. Foram tomadas para análise as reuniões (enquanto espaços locais de condução das atividades), explorando as relações de poder, as mediações exteriores às comunidades nos contatos com os diferentes agentes envolvidos e a presença da escrita. Constatou-se que a forma e participação dos sujeitos é delineada e vivenciada, dentre outros fatores, a partir das concepções engendradas nas relações de poder local, sendo que elas mesmas fazem parte do movimento provocado pelo associativismo e pelos projetos sociais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.